Oi gente!

Eu trabalho já tem 20 anos, sim… muito tempo! Comecei aos 14 anos na doceria da minha avó, mas naquela época eu não entendia muito como liderar equipes e depois de muito tempo comecei a entender sobre ser líder. Não foi um processo fácil, mas acabei aprendendo bem na prática e hoje vou falar aqui para vocês um pouco o que tenho aprendido.

Liderança é entender o time

Primeiro é entender que o líder não fica “mandando” as pessoas fazerem algo, sim existem alinhamentos quanto os objetivos, mas quem lidera precisa saber ensinar ou mesmo, fazer primeiro antes de apenas exigir. Se você não souber, é ouvir de quem entende para pedir que essa tarefa seja exigida, por exemplo, encontrar um mentor ou confiar em quem sabe mais que você. Não significa que você precisamos saber de tudo, mas é essa humildade que vai fazer com que os funcionários confiem no seu direcionamento.

Eu gosto de contratar mentores para me ajudar nesse momento, principalmente no que eu não sei tanto, acabo aprendendo muito, pois como todos, nem tudo sei, também estou aqui para aprender. Se não tiver grana para isso, na internet existem muitos conteúdos sobre tudo e que todos podem melhorar o entendimento sobre o que precisa ser feito.

Como ser líder?

Essa é a pergunta que pode ser mais complexa para os gestores antigos mas que pode ser a chave para o sucesso: ser líder é ouvir os liderados! Sim, parece simples, mas ele é muito mais do que apenas ter tudo pronto, como falei no tópico anterior é entender! Temos tantos desafios na hora de tocar uma empresa, que acabamos esquecendo de que tem mais gente querendo saber como executar as tarefas da forma certa.

Coisas que faço: antes de tudo é preciso entender onde sua empresa quer chegar, isso parece óbvio mas não é. Muitas pessoas começam a fazer várias coisas com um objetivo bem grande lá na frente, mas que não pensam em como o passo a passo se dará para chegar até lá.

Precisamos dividir em diversas pequenas tarefas cada item e assim delegar para quem tem mais facilidade em cada parte. Mas para isso, é preciso conhecer bem o time e assim delegar cada detalhe para pessoas diferentes.

Como mensurar resultados dos liderados?

Falamos ali em cima duas coisas bem importantes: onde a empresa quer chegar e entender bem o time, a capacidade de cada pessoa. Nem sempre o funcionário que se candidatou a uma vaga ele vai preencher perfeitamente para uma atividade, mas que tal experimentar envolvê-lo em outra área? Sim!

Não podemos nos limitar a vaga, precisamos nos inspirar em como essa pessoa pode somar aos objetivos. Entendido isso, fica mais fácil de cobrar resultados, pois você vai saber exatamente quem tem o maior potencial de executar o que precisa.

É um processo primeiro, de autoconhecimento e empoderamento (esse link fala um pouco sobre esse tópico)… pois você primeiro se entende, ai começa a entender a importância do próximo para executar o que você pode não dar conta. Delegar é o melhor caminho, essa é a dica mais importante desse post!

Liderança de forma geral

Como em tudo no meio do empreendedorismo, não temos uma receita de bolo para as pessoas serem líderes, mas podemos pensar em tópicos que vão ajudar nesse processo interno e que logo será externo, uma vez que você vai ter um time e isso meus amigos e amigas, serve para empreendedores, gestores, executivos etc.

  • Exija o que você pode acompanhar (ou pelo menos, se mostre presente);
  • Seja transparente no que precisa, bem objetivo(a);
  • Se não tiver a resposta não invente (liderança tem muito a ver com confiança);
  • Participe das metas ativamente (não cobre só no final);
  • Seja próximo(a), mas se é preciso conversar mais sério, o faça;
  • Se importe mesmo, de coração com o que cada um pensa e sente.

Não sei se sou a melhor líder do mundo, mas eu trato meu time, que tem hoje cerca de 15 pessoas, como se fossem uma extensão de mim e eu deles.

Deixem nos comentários mais dicas, é muito importante essa troca!

Bons Negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores