Oi gente!

Resolvi fazer um post falando em mais detalhes sobre o que são leads, trazendo exemplos reais para não ficar nem uma dúvida para você que trabalha com negócios, marketing e principalmente, com vendas B2B.

O que são leads?

Leads são pessoas ou empresas que se encaixam para ser seus clientes. Essa qualificação é feita pelo próprio vendedor ou pela turma que faz a prospecção ativa. Vamos à um exemplo bem direto:

  • Empresa: App de delivery;
  • Nicho: alimentação – restaurantes;
  • Quem precisamos prospectar: restaurantes que já possuam sistema de entrega.

Não adiantaria sair ligando para todos os restaurantes, pois não é só ter o motoboy, precisa ter a embalagem, pagamento etc.

No caso de pessoa física parece bastante, o possível cliente, lead, será determinado pelo perfil do produto ou serviço que está sendo oferecido.

Falando isso, utilizamos a palavra lead para definir quais os clientes que iremos prospectar. A equipe comercial tem trabalhado muito com a qualificação desses leads, para na hora de negociar, ter a maior certeza que o negócio será fechado.

Como qualificar melhor um lead?

Em fase inicial de vendas, é comum o vendedor sair falando com todo mundo para tentar fechar negócios, porém, muitas pessoas preferem detalhar mais ainda o fit do negócio com esse lead. Vamos à outro exemplo:

  • Empresa: marketplace de influenciador digital;
  • Nicho: qualquer empresa;
  • Quem precisamos prospectar: departamentos de marketing.
  • Detalhes a mais: Empresas que já fazem alguma ação de Marketing Digital, que possuem interação direta com seus clientes, startups que já receberam aporte.

Perceberam o tanto de detalhe que coloquei a mais para essa qualificação ficar mais certeira e ajuda a ter mais chances de chegar ao cliente e negociar sem ser do zero.

Bons negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores