O Marketing Digital : O desenvolvimento progressivo do uso da Internet está superando os outros meios convencionais. Os americanos e europeus têm aumentado o tempo gasto conectado a este meio e cada vez mais faz uso da web. 

Até mesmo a televisão já percebeu a progressão do uso da internet nos domicílios. 21% dos internautas europeus, por exemplo, gastam menos tempo vendo tv do que antes do advento da internet em suas vidas. 

As mídias publicitárias também foram afetadas pelas atividades da rede. Os livros e livrarias em geral (13,9% de crescimento a menor) e a leitura de jornais impressos (caiu 11,6%), de acordo com um relatório recente da Fundação BBVA analisando o panorama mundial dos jornais. 

As possibilidades de negócios crescentes e os novos serviços oferecidos pelo computador estão empurrando o seu uso, especialmente entre um segmento de público jovem, incluindo as relações pessoais, downloads de música e jogos são peças fundamentais para os resultados impressionantes apresentados. 

O Marketing Digital Tomando Seu Lugar

Em relação ao uso dado à rede, existe uma grande maioria que define a internet como um meio de informação e comunicação. De fato, 96,9% dos usuários fazem pesquisas on-line (9 de 10, com o Google, 2 de 10, com o Yahoo), 84,3% utilizam e-mail e 61,3% utilizam-se do uso de mensagens instantâneas. 

A próxima atividade mais comum na rede é a leitura de jornais on-line ou serviços de notícias, que realiza regularmente 45,8% dos usuários on line. 

No entanto, 75,7% ainda prefere a leitura de jornais em sua forma tradicional, principalmente para a conveniência do papel ao invés da tela. Apesar disso, 61,1% disseram que é mais fácil de encontrar informações on-line que lhes interessam. 

EUROPA

Outro relatório, desta vez sobre o consumo das mídias na Europa, realizado pela Advertising Association European Interactive, afirma que os europeus aumentaram o tempo gasto conectado à Internet e cada vez usa mais a rede. Ao longo de 2014, o consumo total de mídia cresceu especialmente destacando a Internet. Média por mais de 10 horas e 15 minutos por semana, 17% a mais que em 2013 e 56% em relação a 2012.

O relatório também identifica o surgimento de mais usuários que fazem uso intenso da Internet, cerca de 25% dos entrevistados gastam mais de 16 horas conectados à rede. Entre as utilizações identificadas estão download de música (29%), os blogueiros escrevendo (12%), e download de podcasts. 

Os franceses são os que passam mais tempo navegando, uma média de 13 horas por semana, enquanto os britânicos e espanhóis passam 11 horas por semana. Cidadãos escandinavos e do Benelux chegam a total de 10 horas. Os italianos estão situados, com 8 horas por semana. 

O estudo também observou que a Internet é mais utilizada, do que o rádio, e a televisão. 

Impacto na publicidade on-line 

Este avanço no tamanho da audiência e do consumo na Europa tem sido acompanhado por um aumento acentuado no negócio de publicidade impactando os números de forma mundial. 

Em 2017, os gastos com publicidade dos cinco principais mercados (Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha) ultrapassou 3.863 milhões de euros, representando um aumento em relação ao ano anterior de 38,2%. Previsões para 2015 são animadoras. Algumas fontes indicam que o investimento vai aumentar em 80%, principalmente graças aos esforços dos canais temáticos, via web!

Sobre o convidado:

Claudio Gomes – blogueiro e empreendedor online. Alguns anos fazendo testes e case de estudos testando técnicas de posicionamento.

https://blogmarketingonline.com.br/