Medida surge em um momento no qual a Europa se prepara para intensificar as regras de proteção de dados

O último e-mail com novidade Apple cujo conteúdo foi vazado para os meios de comunicação, foi uma mensagem enviada a desenvolvedores de aplicativos, informando que a empresa iria reavaliar todos os APPs da Apple Store e muitos seriam excluídos.

As diretrizes da empresa sempre deixaram claro que a coleta e o compartilhamento de dados dos usuários, sem a permissão destes, não era algo que poderia ser feito, entretanto, até o momento, o posicionamento da empresa não estava sendo muito rigoroso e a maior prova disso é o fato de que alguns aplicativos serão excluídos por não respeitarem as regras.

O recolhimento de dados de usuários só é permitido caso seja autorizado pela pessoa e tenha o objetivo de melhorar o funcionamento do App.

Novidade Apple

Os aplicativos excluídos não serão banidos da Apple Store. O e-mail deixa claro que, depois da exclusão, os desenvolvedores que removerem qualquer código ou outras tecnologias que acessem a localização dos usuários através do GPS, poderão ter os seus aplicativos reavaliados e, caso tudo esteja dentro das normas, o aplicativo voltará para a Apple Store.

A decisão surge no momento em que a Europa está preparada para colocar em vigor suas novas leis de proteção da privacidade dos usuários, no dia 25 de maio.

A empresa não revelou quantos e quais aplicativos serão afetados pela decisão.

Apple

Apple

As  novas regras da União Européia

Depois do escândalo de vazamento de dados envolvendo o Facebook e a empresa de consultoria Cambridge Analytica, a União Européia decidiu criar novas regras para a proteção de dados pessoais.

Dentre as novas normas estão:

  • Quando as informações de um usuário forem requisitadas, elas devem ser pedidas de forma clara e com a possibilidade de recusa por parte do usuário. Em caso de problemas, o consentimento deve ser comprovado pela empresa que coletou as informações;
  • Os pedidos de autorização para o uso de dados devem ser claros a ponto de ser facilmente compreendidos por um menor de 16  anos. Além disso, também será preciso a autorização dos pais ou responsáveis desses menores;
  • As regras irão valer sempre que uma violação ocorrer contra um morador de algum país europeu, portanto, caso os dados sejam transferidos e usados em outros países, isso não eximirá a empresa de enfrentar a punição estabelecida pela justiça européia;
  • Pessoas que tiverem seus dados revelados terão direito a indenização, que poderá ser pedida individualmente ou através de uma ação coletiva;
  • A violação das regras poderá ser punida através de multa que pode variar entre 10 e 20 milhões de euros.

Fontes: https://istoe.com.br/confira-as-regras-de-protecao-de-dados-na-ue/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/05/apple-comeca-a-deletar-apps-que-compartilham-gps-sem-permissao.ghtml

http://tecnologia.ig.com.br/2018-05-09/apple-remocao-aplicativo.html