Mercado de Pets: Explore Novas Opções de Mercado para Empreender!

Quando pensamos em criar um novo negócio, estamos sempre pensando em tecnologia, aplicativos e sistemas que facilitem a vida das pessoas.

Essa linha de pensamento é fantástica e já provou que negócios podem realmente revolucionar o mercado atual – como é o caso do Uber, por exemplo.

Só que, mais recentemente, comecei a analisar com bons olhos outros mercados e descobrir excelentes oportunidades de negócio.

Há alguns meses atrás, publiquei aqui no blog um material falando sobre as grandes oportunidades do mercado de games – você pode conferir aqui.

Desde então, venho sempre procurando outras oportunidades para empreender e mais recentemente, encontrei um outro mercado lucrativo.

O mercado de PETS – sim, cães, gatos, pássaros, roedores, tartarugas e mais uma lista extensa de animais.

Só para você ter uma ideia desse mercado: existem cerca de 52,2 milhões de cães e 22 milhões de gatos no Brasil, segundo dados levantados pelo G1.

E vale ressaltar algo muito importante: esses números são de 2015.

São muitos animais, muitos mesmo. E os tutores desses animais estão mudando muito seu consumo.

Isso porque antes os animais eram tratados como “apenas animais”, porém, hoje são considerados parte da família – os consumidores hoje são pais e mães desses animais.

Em alguns casos, casais optam por não ter filhos (humanos) para ter apenas filhos pet, como aponta o site Alto Astral.

Essa é uma das novas “grandes dúvidas” do século XXI.

Com essa mudança na forma das pessoas agirem, surgem diversas oportunidades de negócio – que é o nosso foco.

Vamos explorá-las um pouco mais a partir de agora.

Oportunidades de Negócio no Mercado Pet: Como Começar?

A ABINPET, que é a associação que cuida do mercado de produtos para animais domésticos, lançou os dados do mercado em 2016.

O faturamento no Brasil? “Apenas” R$18,9 bilhões.

Se você ainda não tinha se convencido de que esse é um bom negócio, você definitivamente deve mudar sua forma de encarar esse mercado.

Quais são as categorias que predominam no mercado?

  • 67,3% estão relacionados à Pet Food.
  • 16,8% estão relacionados à Pet Serv.
  • 8,1% estão relacionados à Pet Care.
  • 7,8% estão relacionados à Pet Vet.

Vou explicar um pouco sobre cada uma dessas categorias para ficar mais fácil.

Pet Food = Tudo que envolve à alimentação dos animais (ração, petiscos, etc). Mas uma categoria que vem crescendo fortemente, é à alimentação natural.

Existem documentários (Pet Fooled, no Netflix) e um movimento grande de veterinários para ensinar a alimentação natural para os animais e fazer com que os donos abandonem (ou diminuam o consumo) de rações.

O site Amor aos Pets desenvolveu um infográfico com dicas introdutórias para quem deseja começar a dar alimentos de humanos para cães.

É um movimento que vem muito forte e pode ser uma excelente oportunidade de negócio.

Talvez, a mais promissora de todas, pois estamos na era de nos cuidar melhor.

Pet Serv = As pessoas trabalham mais, têm cada vez menos tempo, mas uma coisa que nunca muda é: os animais precisam de dedicação e cuidados.

Como as pessoas tem pouco tempo, diversas oportunidades de negócios estão aparecendo: os já conhecidos adestradores (que treinam seu cão), Pet Walker (que fazem a caminhada diária com seu cão), Pet Sitting, Banho, Tosa e mais uma infinidade de serviços.

Se você gosta de animais, pode prestar o serviço e começar um negócio.

Ou ainda, pode fazer como as plataformas Pet Anjo e Dog Hero que funcionam como um “classificado” desses profissionais.

Vale a pena dar uma conferida no projeto deles, pois está mais focado na parte da tecnologia – para quem não abre mão dela.

Pet Care = É o setor dos equipamentos e produtos relacionados ao pet.

Todo animal tem: casa, cama, coberta, brinquedos, bebedouros, produtos de higiene, produtos de beleza e assim por diante.

Como eles têm vivido junto da família e muitas vezes até dormem junto na cama, eles precisam estar com a saúde em dia – 100% limpos, livres de sujeira e até mesmo perfumados.

Esse setor cresce bastante e pode ser uma excelente oportunidade. Quem sabe até abrir um ecommerce, por exemplo? :)

Pet Vet = Essa já é uma área mais complicada, pois exige qualificações técnicas e conhecimentos específicos de um veterinário.

Mas cresce bastante também e hoje em dia, as doenças são algo que infelizmente acontecem muito.

Algumas raças, como os Pugs (no caso dos cães), são propensos a desenvolverem certos tipos de doença e vão depender de cuidados.

É um mercado em pleno crescimento, mas como falei, é uma área delicada e envolve também muita tristeza, sentimentos por parte dos donos e em alguns casos até óbito.

Não é uma que eu particularmente investiria. Mas ocupa 7,8% da fatia de mercado.

Agora é Hora de Você Colocar a Mão na Massa!

Você viu que esse mercado é bastante interesse e tem um faturamento na casa dos bilhões, o que é um excelente indicativo.

Hora de você pensar: como poderia investir e entrar nesse mercado, para pegar uma fatia dessa quantidade?

Use sua criatividade, leia outros posts aqui e se inspire para começar o seu negócio e gerar resultados! As oportunidades estão na porta.

Me deixe nos comentários suas dúvidas e eu farei o máximo para responder!

Boas vendas e boas ideias! ;-)

Sobre o autor:

Meu nome é Rafael Querido. Sou cristão, consultor de marketing, viciado em Netflix, videogames, noivo da Lenise e viciado em encontrar grandes oportunidades de negócio.