A nova tecnologia

Na quarta feira (04/04) a Apple lançou o seu novo sistema, que permite que os seus clientes façam pagamentos no crédito usando apenas o seu aparelho de celular, sem a necessidade de continuar carregando o cartão de crédito para todo o lugar.

O recurso da Apple se chama Apple Pay e permite que o pagamento seja feito através de impressão digital ou identificação facial em outros aparelhos que são da empresa, como o MacBook Pro. Entretanto, o recurso não está disponível para todo mundo.
Em um primeiro momento, apenas clientes do banco Itaú poderão fazer pagamentos dessa forma.

O Brasil é o vigésimo primeiro país a receber essa tecnologia e isso marca o ingresso da Apple e do Itaú na rede que permite que os pagamentos sejam feitos com dispositivos móveis. O Itaú é o último grande banco brasileiro a se aventurar nesse tipo de tecnologia.

Como me cadastrar?

Se você é cliente Apple e do Itaú, você precisa cadastrar um cartão de crédito válido no Wallet – que é pré-instalado nos dispositivos Apple. O sistema irá gerar um número para o seu aparelho e um código de transação, sendo que todos os números são únicos.
Isso irá evitar que os seus dados fiquem armazenados no banco de dados da Apple ou das lojas onde você fará compras, assim, esse sistema acaba se tornando ainda mais seguro do que os cartões de crédito convencionais.

Como o sistema gera um código único, o cliente precisará cadastrar o cartão de crédito em todos os aparelhos móveis que ele pretende utilizar, pois cada um receberá um número diferente.

Apple Pay

Apple Pay

O que eu faço para efetuar pagamentos?

Depois que você encerrar o cadastro e receber os seus números, você poderá realizar os seus pagamentos de uma forma que promete ser prática e eficiente.

Será necessário encostar o seu iPhone (a partir do 6), Apple Watch ou iPad em algum terminal equipado com a tecnologia NFC (eles podem ser reconhecidos por estarem sinalizados com adesivos). Depois disso, ao invés de inserir a sua senha, você será reconhecido graças à sua digital (para quem tem iPhones e iPads), ou através do reconhecimento facial (iPhone X).

Quem quiser fazer o pagamento com o relógio inteligente da Apple, é preciso, quando estiver perto da máquina com NFC, apertar o botão lateral duas vezes.

Como os concorrentes trabalham?

Esse serviço da Apple e do Itaú está atrás dos seus concorrentes. O Samsung Pay, por exemplo, foi lançado no Brasil há dois anos. O Google também já havia lançado o seu serviço de pagamento digital, o Android Pay, que foi lançado em novembro do ano passado.

Como nós já falamos anteriormente, o Itaú é o último grande banco a aderir a esse tipo de tecnologia, todos os outros já trabalham com o Samsung Pay ou o Android Pay.

Fontes: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/apple-pay-sistema-de-pagamento-movel-da-dona-do-iphone-chega-ao-brasil.ghtml
https://veja.abril.com.br/economia/apple-lanca-sistema-que-dispensa-cartao-de-credito-no-pagamento