Carros sem motorista

Muitos filmes analisaram e discutiram a questão do futuro e, na maioria deles, o futuro foi definido por coisas como carros voadores e carros sem motorista, que não precisam de uma pessoa para dirigi-los. Bom, se essas são coisas que realmente determinam a chegada do futuro, nós já podemos afirmar que o nosso presente representa o futuro idealizado nos filmes.

Causador de muita desconfiança – uma vez que a ideia de não ter ninguém no volante ainda é assustadora para muitas pessoas – os carros sem motorista já estão sendo testados em diversos lugares do mundo e, inclusive, já estiveram envolvidos em muita confusão.

O Google, por exemplo, é uma empresa que está desenvolvendo carros autônomos há muitos anos. Seus veículos – que fazem parte da frota do Uber dos Estados Unidos – são equipados com sensores de raio laser que tem a função de monitorar o entorno do carro e garantir que ele não se envolva em acidentes.

O GPS e suas câmeras de vídeo também ajudam a evitar acidentes, além de revelar quais são as melhores rotas e em quais faixas de trânsito o carro deve seguir.

Cada obstáculo que surge perto do carro é “visto” como uma “caixa” e as cores representam o que essas caixas “são”:

  • amarelo – pedestres
  • vermelho – ciclistas
  • Rosa – outros veículos
  • Cerca Verde – objetos estranhos
  • Vermelho – Pare
  • Caminho Verde – o trajeto que deve ser feito

Como pode-se perceber ainda existem algumas falhas. O carro não sabe identificar se a polícia está pedindo para parar, por exemplo. O Google acredita que os carros já estarão prontos para venda em 2020. Muitas cidades já estão fazendo os testes.

Milão

A única cidade italiana que está pronta para receber os novos carros. A novidade ainda é bem tímida pela cidade, entretanto, eles já estão circulando por lá.

Nova York

A cidade onde mais carros autônomos estão sendo testados. O governador do estado chegou a firmar um acordo para que esse tipo de carro já comece a rodar pelas estradas.

Tóquio 

A cidade japonesa está se preparando para sediar as Olimpíadas em 2020 e é possível que até lá os carros já estejam rodando pela cidade. Em Tóquio, a Nissan é a responsável pelos testes.

Pequim

A capital da China também está testando os carros apenas em vias de pouco trânsito. A Baidu, empresa automotiva responsável pelos carros, já anunciou que eles serão produzidos em massa a partir de 2021.

São Francisco

O teste dos carros não está deixando os moradores da cidade felizes, inclusive, algumas pessoas já atacaram os automóveis. Um homem se jogou em cima de um carro autônomo e danificou a lanterna traseira do veículo. Em outro caso, um taxista desceu do seu carro apenas para danificar o veículo autônomo que estava parado por causa do farol de trânsito.

Paris

Há mais de um ano a Volkswagen colocou seus carros autônomos para circularem pela cidade luz

Sidney

A capital da Austrália é o local do mundo onde os testes estão mais avançados.

Brandemburgo

Os testes na cidade alemã começaram há dois anos. Já é possível ver algumas limousines rodando pelas ruas.

Dubai

A cidade investe muito em tecnologia e uma parte dos seus moradores são jovens milionários. Estima-se que, até 2030, 25% de sua frota de carros seja formada por veículos autônomos.

Arizona

O estado americano foi o primeiro onde um dos veículos se envolveu em um acidente. O carro atropelou uma ciclista de 49 anos. A mulher morreu na hora.

Las Vegas

A cidade tem a fama de ser o lugar onde tudo pode acontecer. Os carros estão sendo testados e prometem ser uma solução para quem beber um pouco a mais. O único problema foi que, no primeiro dia de testes, um carro autônomo bateu em um ônibus.

E o Brasil tem Carros sem motorista?

Para que um país comece a fazer testes com os carros autônomos é preciso respeitar uma série de regras:

  • É necessário ter pontos para a recarga de carros elétricos;
  • Uma boa rede de comunicação sem fio é fundamental;
  • A infraestrutura para a circulação de carros deve ser muito boa;
  • A legislação deve permitir os testes;
  • A população precisa estar de acordo com os testes;
  • Pesquisas para desenvolver a mobilidade.

Como nós ainda não conseguimos preencher todos os requisitos, ainda não temos autorização para os testes. Atualmente, em um ranking com 20 países, o Brasil está na décima sétima posição, é melhor não ficar ansioso para essa inovação.

 

Fonte:https://g1.globo.com/carros/noticia/brasil-e-um-dos-ultimos-em-ranking-de-aptidao-para-carros-autonomos.ghtml

https://corriereinnovazione.corriere.it/cards/da-new-york-sidney-tokyo-passando-londra-parigi-ecco-citta-dove-auto-non-hanno-pilota/las-vegas-guida-autonoma-senza-azzardo.shtml

https://g1.globo.com/carros/noticia/brasil-e-um-dos-ultimos-em-ranking-de-aptidao-para-carros-autonomos.ghtml

 

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +