Modelo de Negócios, Vendas, Dinheiro e Pessoas

Oi gente!

Resolvi trazer um resumo aqui para vocês do curso que o Itaú Mulher Empreendedora promoveu dentro da plataforma EduK. Acho legal o compartilhamento desse conhecimento, que se você realmente aplicar, terá uma grande chance de sucesso e crescer a empresa! Vamos lá?

Modelagem de Negócios

Começando pelo básico mesmo, para quem está começando ou quem quer crescer a empresa, precisa pensar nos diferenciais competitivos da empresa, em oportunidades que estão escondidas, em entender melhor onde estão os concorrentes etc. Uma ferramenta muito usada para esse tipo de planejamento é o Canvas. O mais legal é que ela é gratuita e que todo mundo pode aplicar… independente do tipo de negócio… há sempre o que analisar para melhorar nossas estratégias.

Vendas

A importância de vendas para mim é algo que mostra a vitalidade da empresa. Porém fazer isso de qualquer forma pode trazer problemas no futuro. É muito comum que no começo ou quando estamos sem caixa, aceitemos propostas ruins para o negócio e eu quero te falar uma frase que eu ouvi no começo da minha carreira: “todo problema um dia foi pequeno”… se você começa a abrir exceção nunca mais vai conseguir parar sem ter uma perda grande.

Vender é usar o networkig em prol da empresa, é ouvir bastante as dicas que os clientes nos dão enquanto falam, muita gente acha que vender é despejar no lead mil coisas, mas é muito de você captar as oportunidades, principalmente sendo um bom ouvinte.

O acompanhamento do que tem sido feito é fundamental, mesmo que seja repetitivo, esse processo de entender o que a área de vendas está fazendo ou fará, deixa as pessoas não confortáveis quando elas não estão cumprindo o que foi acordado e é exatamente isso que queremos: vendedores vendendo e não ociosos por não estarem fazendo negócios.

Dinheiro Budda

Dinheiro Budda

Educação Financeira

Vendas traz a estabilidade do dinheiro na empresa, mas se investido de forma errada vai deixar todo o negócio desestabilizado. Ninguém trabalha bem com salário atrasado ou o dinheiro não rende nada parado na conta. Cada passo faz parte da estratégia, por exemplo: entender como sobreviver até chegar ao breakeven ( investimento externo?). Sempre deixar o caixa com um capital de giro mínimo e só deixando para tirar dinheiro de lá para os sócios quando começar a dar lucro. O caixa da empresa não é o seu bolso, é preciso separar para que tudo comece organizado. Você pode até estipular um valor que deseja ser sua retirada, mas não retirando de forma desorganizada. Normalmente, todo sócio deve retirar ao menos, um salário mínimo.

Equipe / RH

Finalmente quem move tudo na empresa: as pessoas. Porém cada ser humano tem seu jeito de ser e essa diversidade você vai sempre encontrar em seus clientes, mas será que existe essa “regra”  dentro da sua empresa? Talvez você contrate pelos seus interesses ou pessoas parecidas com seu estilo?

É muito inconsciente esse tipo de decisão, mas se trouxer para o dia a dia, vai ver que outras pessoas se tornam também interessantes, pois quanto mais diverso o time, mais chances você tem de entender o mercado que atua, os concorrentes e claro, seus clientes.

Todas essas dicas eu encontrei no curso: Plano de Crescimento – Como transformar negócios em sucesso, que o Itaú desenvolveu e lançou na plataforma EduK (se você não tem cadastro lá, poderá ter até 7 dias gratuitos).

É isso gente, espero que tenham gostado, pois para mim, fez toda a diferença.

Beijos

Boa sorte!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores