Lâmpadas de LED com Li-Fi

Na última segunda feira (19/03), a empresa Philips anunciou, durante a maior feira de iluminação do mundo – a Light+Building – sua nova tecnologia: as lâmpadas de LED com Li-Fi.

Essas lâmpadas conseguem transmitir internet por meio da luz e, segundo a empresa, sua velocidade de transmissão é de 30 Mb/s, ou seja, elas conseguem ser 100 vezes mais rápidas do que o Wi-Fi.

Apesar de usar as ondas de luz para propagar a conexão à internet, nada deve afetar a iluminação do local que está sendo utilizado, tornando o produto efetivo e funcional.

Como isso funcionará?

Para fazer uso da tecnologia, será preciso possuir um dispositivo externo que capte transferência de dados e a luz, para que, independente da intensidade da luz, ou da quantidade de dados usados na internet, tudo continue funcionando o tempo todo.

A Philips será a primeira empresa a comercializar esse tipo de produto e as lâmpadas serão vendidas em dois modelos: a PowerBalance gen2 e a Philips LuxSpace.

Elas são equipadas de uma forma que as faz manter sempre uma alta intensidade que, apesar de não ser perceptível aos olhos humanos, é mais intensa do que as lâmpadas normais. Isso acontece por causa de um modem que modula sua intensidade e a sua frequência.

Qual o público-alvo?

Inicialmente, a ideia é investir para que a tecnologia seja usada em locais que não podem perder o sinal da internet, como hospitais e locais que precisam de um sistema de segurança avançado.

Além disso, o projeto também está visando locais que tem dificuldade para acessar o sinal do Wi-Fi, como locais subterrâneos e subaquáticos e locais onde há um grande fluxo de uso dos dados, como escolas e empresas.

Fonte: https://conteudo.startse.com.br/tecnologia-inovacao/elena/philips-lanca-lampadas-que-transmitem-internet-por-meio-de-ondas-de-luz/

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +