Combate às fake news e suporte ao jornalismo

O Google lançou uma nova iniciativa chamada “Google News Initiative”, uma ação que pretende ajudar o jornalismo sério a sair da crise na qual ele se encontra. Dessa forma, o Google pretende, não apenas combater as fake news, mas também encontrar uma forma de auxiliar na captação de mais assinantes de conteúdo online.

Os três principais objetivos do “Google News Initiative” são:

– elevar o jornalismo de qualidade, enquanto combate as falsas informações;

– ajudar novos sites a crescer do ponto de vista dos negócios;

– criar novas ferramentas para ajudar jornalistas a fazer o seu trabalho.

O Google está levando tão a sério esses três objetivos que pretende investir 300 milhões de dólares nos próximos três anos.

O combate às notícias falsas é um dos pontos mais importantes da iniciativa, uma vez que, a empresa já teve diversos problemas ao ajudar a propagar esse tipo de informação, deixando claro que essa é uma das principais defasagens do Google.

A ideia é criar uma nova ferramenta que seja capaz de reconhecer notícias que são mentirosas ou imprecisas e, a partir disso, direcionar o usuário para conteúdos mais confiáveis.

Subscribe with Google

O “Subscribe with Google” (Se inscreva com o Google) é um dos pontos mais importantes e já concretos que foi divulgado pela empresa. Basicamente, o Google vai permitir que você se torne assinante dos seus sites de notícias favoritos através do próprio Google, sem precisar preencher formulários em cada site.

Você terá um formulário único e com dois cliques poderá se tornar assinante do site de notícias que você desejar.

A forma de pagamento continua sendo com cartão, mas você poderá usar o que você já tem cadastrado para a compra de aplicativos do Play Store.

Dessa forma, você terá um cadastro único, uma senha única e não terá a necessidade de ficar fornecendo o número do seu cartão para sites diferentes.

O Google garantiu que o seu foco não é na receita que será gerada a partir dessas assinaturas, por isso, o dinheiro deve ir majoritariamente para os veículos de informação. A parte do Google será apenas para cobrir os custos operacionais.

Google

Aplicações do Google

Qual a vantagem para o Google?

As pesquisas de mercado da empresa já deixaram claro que o Google lucra muito mais em países democráticos, onde a imprensa é livre para fiscalizar e denunciar os governos.

É de total interesse do Google sanar um problema financeiro que eles mesmos geraram ao conseguir ficar com a maior parte dos lucros gerados pelas publicidades – que hoje em dia são, em sua maioria, feitas diretamente no site de buscas e com seus parceiros, deixando os veículos de mídia com um grande problema.

Por todos esses aspectos, a empresa agora luta para manter esses veículos de imprensa vivos, para que eles continuem fazendo o seu trabalho, deixando o público interessado e garantindo um maior uso do site de buscas para adquirir informação.

Fontes: https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/03/epoca-negocios-google-lanca-projeto-voltado-para-midia.html
https://www.theverge.com/2018/3/20/17142788/google-news-initiative-fake-news-journalist-subscriptions

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +