O que é inteligência artificial?

Basicamente, inteligência artificial é um tipo de tecnologia desenvolvida para simular, em uma máquina, a capacidade humana de pensar. Dessa forma, é possível permitir que o software pense e tome decisões sozinho, a fim de atingir um objetivo específico.

Para a criação de um algorítimo de inteligência artificial, é preciso definir quais os padrões que devem ser seguidos e, isso se dá, através da alimentação desses algorítimos com muitas informações.

A ideia principal é permitir que a máquina saiba o que fazer, sem precisar do auxilio de seres humanos e, dessa forma, você pode facilitar o trabalho de uma pessoa que teria que se esforçar para realizar a tarefa necessária.

Inteligência artificial e os novos processos de seleção

A tarefa de recrutar e selecionar pessoas para trabalhar em empresas não é fácil. O grande número de candidatos, faz com que as empresas recebam muitos currículos para serem analisados e, ainda gera um grande número de entrevistas.

Pensando em todas essas dificuldades, há dois anos os setores brasileiros de comércio e tecnologia começaram a investir no uso de inteligência artificial para otimizar o trabalho.

Agora, com as mudanças de forma de vida da sociedade e os avanços tecnológicos, o uso da tecnologia também está sendo usado em outros segmentos da indústria e, ao que parece, a tendência é que esse tipo de aparato seja cada vez mais usado para a seleção e o recrutamento de funcionários.

As empresas podem começar o seu processo de seleção à distância. Muitas estão optando por fazer os primeiros testes com os candidatos através de redes sociais ou de plataformas de recrutamento online. Dessa forma, a empresa já evita ter que reservar um dia para fazer um teste de português, por exemplo.

Vantagens para os candidatos

Atualmente, existem muitas plataformas na internet que permitem que uma pessoa procure emprego sem sair de casa. Muito além de uma comodidade, isso facilita a vida do candidato, uma vez que, é possível se candidatar para muitas vagas, em um curto espaço de tempo.

Para pessoas que já estão empregadas, mas desejam mudar sua área de atuação ou apenas mudar de empresa, o sistema de Inteligência Artificial também tornou a vida mais fácil. Como a entrega de currículos e os primeiros passos da seleção podem ser feitos pela internet, você pode participar do processo de seleção sem precisar faltar muitas vezes no seu emprego. Dessa forma, se a sua tentativa de mudança não der certo, você não estará desempregado por causa de um número excessivo de faltas.

A polêmica

Algumas pessoas mais conservadoras não concordam com o recrutamento feito dessa forma. Para elas, existe a possibilidade de que as empresas acabem com a diversidade, pois o sistema não está preparado para lidar com o fato de que pessoas de perfis diferentes também podem ser competentes.

O software criado para fazer o recrutamento, deve seguir um padrão e, dessa forma, acabará selecionando pessoas que tenham um perfil muito parecido.

Entretanto, é sempre importante lembrar que, até o momento presente, as empresas continuam tendo uma parte do recrutamento onde empregadores e candidatos se encontram pessoalmente, por isso, é muito difícil afirmar que as empresas estão contratando apenas um perfil de funcionário.

A inteligência artificial tem sido usada como uma ajuda, mas ainda não é uma substituta do ser humano responsável pelo gerenciamento das etapas de entrevista e pela escolha dos novos funcionários. Sendo assim, o contato humano continua sendo preservado.

Fontes: https://exame.abril.com.br/negocios/como-a-inteligencia-artificial-ajuda-no-recrutamento-e-na-selecao/

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +