Nova realidade de empregos em SC

Nossa economia, cada vez mais vem dando sinais de melhora e um dos parâmetros para definir essa evolução é a criação de empregos.

Infelizmente, o número de desempregados no país continua elevado, porém, em algumas áreas a melhora já é evidente – especialmente em algumas regiões do Brasil.

Segundo o Cadeg (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), 2017 chegou ao fim com o fechamento de 20,8 mil postos formais de trabalho – o melhor resultado em três anos. De todas as regiões do país, a região sudeste foi a que apresentou os piores números, com um saldo de -76 mil vagas, enquanto a região sul teve o segundo melhor resultado com + 33 mil vagas.

Comparamos o pior resultado com o segundo melhor, pelo fato de que o melhor de todos os estados está na região sul, mais precisamente em Santa Catarina, responsável pela abertura de 29,4 mil vagas formais, nos últimos 12 meses.

Dessas vagas, 1,5 mil, foram destinadas ao ramo de TI, graças ao fato de que as empresas de tecnologia conseguiram se desenvolver independentemente da crise que o país estava enfrentando.

O momento também é favorável para as empresas pequenas

Obviamente, as grandes empresas tecnológicas de Santa Catarina tiveram responsabilidade pelo aumento significativo do número de vagas de emprego, entretanto, o momento não foi favorável apenas para as grandes empresas.

As startups também tiveram muita oportunidade de crescimento, podendo aumentar sua produção e, consequentemente, adicionando mais profissionais capacitados aos seus quadros de funcionários.  Como era de se esperar, isso abriu espaço para pessoas de coragem e com um perfil voltado para a inovação.

A perspectiva para 2018 é animadora e visa o aumento do número de oportunidades para o setor da tecnologia catarinense. Para quem está à procura de uma vaga, é momento de ficar atento e cogitar a possibilidade de se arriscar em novos estados.

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +