Propósito é o reflexo que os líderes fazem

Oi gente!

Eu sempre compartilho com vocês esse grande desafio de ter uma startup ou trabalhar em uma e ao mesmo tempo, de como liderar equipes para chegar ao propósito da empresa e o post de hoje é sobre isso!

A primeira coisa faz parte da vida dos sócios com relação a empresa. Isso é tão importante… pois quando você tem funcionários, eles precisam de uma inspiração para trabalhar, alguém que possa somar com o dia a dia deles. E é aí que esse seu envolvimento começa. Será que você é alguém que o seu time consegue enxergar como competente? Que entende o que está falando? Ou mesmo com alguém que possa orientar no dia a dia?

Os líderes precisam exercer diversos papeis ao mesmo tempo! É importante que a equipe de sócios ou de diretores sejam complementares! Me lembro quando trabalhei no Peixe Urbano, cada sócio tinha uma característica muito forte e que faziam que o todo fosse “coberto”…. e cada funcionário/colaborador poderia ter de exemplo ao seu próprio trabalho.

No caso prático, é entender que a empresa parte de quem lidera, parte do que eles acreditam e do que eles pretendem com esse empreendimento. Mas claro, muitas pessoas chegarão com outra vontade, outro background… pois seria impossível trazer alguém exatamente como você quer, pois a vida corporativa não existe isso, existe de muitas pessoas com propósitos diferentes chegarem a um objetivo em comum.

Essa é sua oportunidade.

Nesse momento, é importante monitorar cada desejo (quando a empresa é pequena) e entregar a realidade do que precisa. Eu sempre converso, semanalmente se os dois propósitos se convergem ou mesmo, como eles podem convergir: o sonho ou desejo do funcionário com o que a empresa precisa… e vou te falar um segredo: se você prestar a atenção, sempre vai achar algumas linhas de sincronicidade.

Não é tão difícil de achar, o mais complicado são os líderes pararem para ouvir, mas afinal, estamos aqui para isso mesmo… encontrar talentos para que essas tarefas que não faremos mais, sejam feitas por outras pessoas e assim crescer nossas empresas.

No meu caso tem sido uma conquista enorme de empoderar funcionários com as qualidades nativas que cada um tem, com as facilidades (aproveitando) e as dificuldades que acabam tendo. As pessoas precisam de orientação e se eles fossem já tão independentes, teriam cargos maiores ou mesmo, suas empresas… mas no caso, eles precisam sim de como irão conduzir as coisas.

Mas eu não tenho tempo para conduzir nada.

Bom, isso é um problema, mas você precisa pensar assim: contratar alguém senior para gerir a equipe e que tenha uma visão parecida com a sua ou você vai fomentar de inicio cada um com a visão real da empresa (objetivos, onde quer chegar), mas não simplesmente lendo um manual, mas é falando a real, o que foi feito e o que precisa ser executado.

A atitude nesse momento é a coisa mais valiosa para um novo intraempreendedor, ser ouvido e orientado especificamente nas áreas de conflito ou dificuldades.

Eu acho que já falei muito e esse momento é de você repensar nas suas estratégias e como a empresa está. Hoje, eu conto com uma equipe cheia de defeitos, mas ao mesmo tempo, cheia de vontade que nossa empresa seja incrível… isso já é um ótimo começo e que a cada dia, tem se mostrado mais profissional e envolvida.

Exemplo prático de como funcionou para mim.

Bom, vou contar um exemplo, até bem recente… eu tenho dois jornalistas que fazem conteúdo para nosso portal (http://conteudo.influu.me/), por muito tempo eu os deixei só escrevendo sem nem uma orientação… daí contratamos um mentor para ajudar, mas a virada foi quando eu decidi dedicar uma hora minha por semana para ver os conteúdos, já que sou blogueira há 5 anos… e é visível, a junção do mentor com minha atenção, fez com que esse portal subisse para mais de mil views por semana… será que é milagre? Ou dedicação de todo mundo?

Eu fiz esse vídeo sobre trabalhar antes de empreender, se você é um funcionário “Por que trabalhar em uma startup? Se você pensa em ter seu negócio:

E você, o que tem feito? Deixa aqui nos comentários!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores