Um pouco da história da 99 Táxis e de ser o primeiro Unicórnio Brasileiro!

Oi gente!

As redes sociais estão repletas de textos sobre a 99 e a venda dela para a Didi (gigantesca chinesa), mas o muitos não sabem é o que significa o unicórnio e a diferença de antes na 99 e agora (pois ele recebeu investimento dessa mesma empresa 2 vezes). Então vamos à algumas análises (minhas).

Primeiro, extraí de outro site essa definição de uma Startup Unicónrio:

São chamadas de unicórnios as startups tecnológicas que são avaliadas em mais de mil

Unicórnio

Unicórnio

milhões de dólares (um bilhão de dólares). Alguns exemplos deste tipo de empresas são a Farfetch, a Dropbox ou a SpaceX. Estas empresas são avaliadas com base nas suas oportunidades de mercado e no seu potencial de mercado, a longo prazo. O caso mais conhecido de uma startup unicórnio é o Facebook.

Explicado isso, vamos à outra definição, o valuation, que é bem diferente de quanto uma empresa fatura por mês, mas sim, é a soma de diversos fatores: sistema, marca, clientes, funcionários, base de usuários etc… cada empresa faz o cálculo de forma diferente (se quiser saber mais sobre isso, o ideal é contratar um consultoria), mas eles somam todos esses fatores que citei acima e alguns outros ítens e chegam à um valuation da empresa e o unicórnio vem se esses cálculos passarem de 1 bilhão de dólares… Voltando à 99… eles, depois da compra feito pela Didi, o valuation passou de 1 bilhão!!!!

Eu me lembro da 99táxis no comecinho, eu trabalhava na SaferTaxi, empresa que já havia recebido aporte e eles não… porém eles em pouco tempo conseguiram não só dominar o mercado como fazer com que a nossa empresa saísse do Brasil. O primeiro motivo foi a forma de expandir junto aos taxistas, eles não cobravam nada na época… então virou um boca a boca muito viral na época entre eles e lógico, quando você pedia um safer, um easy… eles falavam “pede com 99 que eles não nos cobram nada”. Imagina que propaganda gratuita essa.

Depois de sair da Safer, não acompanhei mais a 99táxis de perto… mas estive observando e lendo quando viraram apenas 99… depois receberam o primeiro aporte da Didi e muita gente deve ficar perdido aqui, porque naquele momento foi só um investimento? O que mudou agora?

Bom, para começar, empresas muito gigantes que querem expandir para outro mercado, eles buscam seus concorrentes para comprar, muitas vezes, como foi o caso, eles compram pelo menos 51% da empresa e mantém um time local para entender melhor do mercado e quando os investidores e fundadores da empresa investidora ficam felizes ou a estratégia está indo para o caminho certo, o próximo passo é a compra do controle. Num caso desses, eles podem até manter um CEO local, mas as decisões mais estratégicas virão da empresa mãe. Além disso, coisas como o nome podem ser modificados, sistemas integrados e etc.

Eu quero parabenizar muito ao pessoal da 99, que não começou com investimento milionário, mas que sim, fez muito trabalho estratégico e agora é o primeiro unicórnio brasileiro!

Que mais exemplos como esse possam ser vistos no nosso país!

Sobre a Didi:

Didi Chuxing é uma empresa da China que presta serviços na área de tecnologia e transporte privado por meio de um aplicativo para smartphone das plataformas Android, iOS e Samsung Galaxy Apps na China Continental.

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores

Texto Referência