Gestão online de Marcas e Patentes

Oi gente!

Hoje aqui no blog uma startup voltada à serviços relacionados a PI. Ela foi fundada em Belo Horizonte e tivemos a entrevista respondida pelo Analista de Negócios, Vitor Almeida, confiram!

O que é o Ilupi e como surgiu a ideia?

O Ilupi é uma plataforma online para registro e vigilância de marcas, patentes, domínios, softwares e outros ativos de Propriedade Intelectual (PI), além de prestar todos os outros serviços relacionados à PI. Nós simplificamos o processo de registro e fazemos o acompanhamento automático de processos próprio e de terceiros no INPI.

Muitos inventores e pequenas empresas têm dificuldade em registrar e monitorar seus

ilupi

ilupi

ativos de propriedade intelectual visto que são processos complexos e que exigem um grande gasto de tempo e de dinheiro. Eles também investem muito em marketing e em produtos e, caso não tenham o registro desses ativos, podem perder o direito sobre eles, desperdiçando todo o investimento feito.

Qual o momento da plataforma?

Hoje precisamos principalmente de parceiros para impulsionar nossas vendas. Fizemos parceria com alguns sindicatos, aceleradoras de empresas, incubadoras e a relação é muito boa. Oferecemos nosso know-how em propriedade intelectual, além de cursos e descontos. Em troca, eles nos dão acesso à rede de contatos para divulgarmos o Ilupi.

Como enxerga a startup em 02 anos?

Nosso objetivo é tornar a Propriedade Intelectual acessível para pequenos empresários, ajudando-os a proteger os bens valiosos de seus negócios e, com isso, desenvolverem suas empresas de maneira segura. No âmbito do Ilupi como empresa, nosso objetivo é ser um ambiente que promove o crescimento pessoal e profissional de nossa equipe, em último nível, sendo promotor da felicidade.

Qual o modelo de negócios da Ilupi?

O Ilupi possui dois modelos de negócio. A primeira fonte de receitas engloba todos os serviços pontuais de Propriedade Intelectual como registro de marcas, patentes, softwares e desenhos industriais; manifestações; oposições; recursos; etc. O segundo modelo é de receita recorrentes através de um SaaS, em que cobramos para fazer a vigilância dos processos dos nossos clientes e de concorrentes.

Por que escolheram o mercado que estão inseridos?

Nós já trabalhávamos no mercado de Propriedade Intelectual desde 2008, com grande experiência em valoração e gestão estratégica e operacional de Propriedade Intelectual. Desde então, atendemos grandes e inovadoras empresas de diversas áreas, com portfólios de centenas marcas e patentes. Com essa experiência prévia, nos tornamos referência na área e decidimos usar esse conhecimento para trazer uma solução simples e confiável também para micro e pequenos empresários.

Essa demanda surgiu naturalmente, quando vários donos de pequenas empresas do ecossistema de inovação de Minas Gerais começaram a nos procurar querendo registrar e gerir suas marcas e patentes. A partir dessa demanda de mercado, validamos que as pequenas empresas são muito carentes em alternativas confiáveis e com preço justo para solucionarem seus problemas de Propriedade Intelectual. Dessa necessidade surgiu o Ilupi, de maneira totalmente orgânica. Nosso foco principal são micro e pequenas empresas com poucos (ou nenhum) ativos de Propriedade Intelectual que precisam de registrar e vigiar tais ativos. Esse é um mercado com grande demanda de serviços de qualidade e com preço justo visto que a maioria de nossos concorrentes cobram valores inacessíveis para este público. Olhando apenas a parte de marcas, em 2016 foram depositadas mais de 160 mil marcas no INPI, sendo que 62% foram feitas por esse público de pequenas e microempresas. Esse é um mercado que cresceu mais de 50% nos últimos 7 anos.

Qual o diferencial competitivo da plataforma?

Um grande diferencial no Ilupi é a total transparência para o cliente, algo que é um valor da empresa como um todo. Durante todo o processo de vigilância e registro de ativos de propriedade intelectual, o cliente tem acesso ao nosso software e sabe exatamente o que está acontecendo com o seu processo.Os serviços são oferecidos de forma 100% online e automatizada, evitando que o cliente perca prazos de pagamento e enviando notfcações para atualização dos processos próprios e de concorrentes. Essa automatização garante aos nossos clientes preços inferiores aos praticados no mercado, com uma ótima relação custo-benefício. Por fm, nós falamos a linguagem de nosso cliente ao invés de jargões técnicos do direito, o que facilita a comunicação e torna o Ilupi um sistema muito mais simples para o público geral.

Apresenta o time!

Daniel Elói – 35 anos, Belo Horizonte(MG) – Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG, especializações no Babson College (EUA) e Stanford University (EUA). Experiência de mais 10 anos em gestão estratégica e Propriedade Intelectual.

Júlia Couto– 28 anos, Salvador(BA) – Graduação e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG, especialista em Propriedade Intelectual pela LUISS Business School (Itália). Mais de 3 anos de experiência em gestão estratégica e operacional de Propriedade Intelectual e valoração de ativos de Propriedade Intelectual.

Vitor Almeida – 24 anos, Belo Horizonte (MG) – Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG, certificado em Inovação e Negócios pela Stanford University (EUA) e pela Saxion University (Holanda). Possui mais de 3 anos experiência no desenvolvimento de softwares e novos negócios.Acácio Fernando – 28 anos, Esmeraldas(MG) – Graduado em Engenharia de Computação no CEFET-MG. Especialista em desenvolvimento tem mais de 3 anos de experiência.

URLhttps://ilupi.com.br/

Fanpagehttps://www.facebook.com/Ilupi-629011134155490/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/11312851/

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores

 

 

Use Facebook to Comment on this Post