Vamos juntos montar uma startup!?

Oi gente!

Vou começar uma série hoje sobre desenvolvimento de negócios… ela pode parar no meio, se no caso eu invalidar a minha hipótese! Eu não vou poder falar exatamente o que estou fazendo, mas vou compartilhar o meu passo a passo até decidir investir 100% nisso ou partir para outra coisa, fechando?

A idéia

Então o primeiro passo foi que eu não fiquei correndo atrás de uma ideia, eu sempre estava atenta mas eu nunca parei para perceber à minha volta, o que eu já entendia, dominava para fazer uma simples conexão que ajudaria várias portas. Então será que sua ideia não vem pois pensa que deve ser completamente disruptiva? Eu acho que não, quando mais simples e próxima ao seu dia a dia, ela vai ter mais chance de dar certo.

Eu não tive medo de contar para umas 5 pessoas, inclusive para a sogra… que entendeu com um pitch simples, mesmo sendo leiga no assunto. Ideia é uma parte do negócio, dizem que 5%… mas cada passo deve ser validado com pessoas diferentes.

Já entendi o problema, e agora?

Quando eu entendi o problema, eu comecei a pesquisar se existiam concorrentes. Diretamente do que eu tô fazendo não achei, isso é bom e ruim… quando já existe concorrente, você consegue validar valor e mercado já validado… no meu caso tive que dar um passo a mais para validação.

Depois disso, escrevi um documento enorme com o problema, público alvo, sugestão de valores, pesquisas sobre o mercado etc.

Também, criei formulários e enviei diretamente para pessoas do nicho que estou querendo trabalhar para ver a receptividade desses stakeholders (uma das pontas que vou precisar para rodar meu negócio)… e também, escrevi uma newsletter para cerca de 500 pessoas (da minha base, então já me conhecem)… tive um open hate de cerca de 10% (50 pessoas abriram e leram meu e-mail) e dessas, 8 pediram propostas. Mais uma capítulo aprovado! PS: Vale lembrar que passei uma proposta com uma margem pequena, já que estou em busca da validação da ideia.

E como você vai desenvolver?

Bom, esse problema é bom e ruim de resolver, pois uma startup não precisa, necessariamente começar pelo desenvolvimento. Diversas empresas fazem, o que o sistema irá fazer, manualmente. Porém, é importante encontrar um CTO para cuidar disso, se você for como eu, uma pessoa de negócios.

Encontrei algumas ferramentas, que com elas, posso fazer tudo manual… e já encontrei alguns parceiros para me ajudarem em demandas específicas.

Próximos Passos

Hoje eu mandei as propostas e já tive uma resposta sobre usar a minha solução. Porém, estou estudando e buscando mentorias, de algumas coisas que eu não domino 100%. Eu não tenho medo de pedir ajuda quando preciso, pois isso pode ser decisivo no meu negócio em um futuro breve.

Ao mesmo tempo, estou conversando com um Dev que se interessou em se juntar a mim… mas ainda não tem nada certo… no próximo capítulo eu conto para vocês!

Bons Negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedores

Youtube para Empreendedores