Como os jovens enxergam o empreendedorismo

O início no mercado de trabalho não é fácil. O jovem precisa saber o que quer, ter a formação e ideal e a tão temida e requisitada experiência. Somando-se a tudo isso, nós temos o fato de que o jovem costuma ser sonhador e tem altas expectativas com relação ao futuro, tornando-se um grande candidato a empreendedor.

Entretanto, nós sabemos que a vida do jovem que decide empreender não é fácil e que os riscos são sempre altos. Nossa sociedade foi estabelecida em cima de crenças muito fortes e romper barreiras é uma tarefa que requer muita força de vontade e coragem.

Nossa criação prevê que nós passaremos por todas as etapas da educação (o que, recentemente, começou a incluir a educação universitária) e que, depois disso, nós deveríamos nos dedicar a um trabalho fixo e estável o que, para muitos, se resume ao regime de CLT.

No decorrer dos anos, muitos jovens foram seduzidos pelas possibilidades, riscos e vantagens que o empreendedorismo pode proporcionar. Porém, como o Brasil está passando por um momento de crise, a estabilidade da CLT voltou a ser uma opção desejável.

Sucesso como inspiração, isso é bom!?

Uma coisa que deve ser analisada é o fato de que o sucesso do empreendedor não é definido pela sua idade, mas sim, pela sua responsabilidade. Se nós pensarmos em um momento ideal para correr riscos na vida profissional, nós poderemos perceber que a juventude – quando o futuro profissional não está definido – é esse momento.

Outra coisa que precisa ser levada em consideração é o fato de que jovens tem uma grande facilidade para aprender e, por consequência, para lidar com novas tecnologias, tornando a rotina de criação e a forma de lidar com o produto mais fáceis.

Um dos grandes desafios do jovem empreendedor é a falta de experiência para lidar com o mercado no qual ele está iniciando o seu negócio, mas isso não é um problema permanente. Depois que esse jovem adquirir experiência administrativa e de mercado, sua vida profissional se tornará muito mais prazerosa e prática.

É importante conhecer os seus desejos e as suas capacidades. O jovem não deve se deixar influenciar pela sua pouca experiência ou pelas expectativas familiares. A situação de crise do Brasil está se tornando cada vez menos grave e o desenvolvimento de novos negócios é essencial para a economia do país.

Thaís Dias

Fan Page do Startups Stars

Instagram do SS

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +

Fonte