Sua marca realmente precisa de presença digital? O que é presença digital?

Muito tem se falado sobre presença digital para marcas e empresas, mas definitivamente, o que é isso?

Bom, para ajudar você a entender essa tal de presença digital vou te fazer algumas outras perguntas:

  • Sabe aquela loja de roupas que você vê no instagram, postando suas novidades e promoções?
  • Sabe aquele post que aparece para você no facebook de uma marca que você nunca viu?
  • Sabe aquele e-mail promocional que chega na sua caixa de diversas marcas todos os dias?
  • Ou ainda aquela marca que um blogueira que você gosta indicou ou ganhou brinde?

Pois é, tudo isso e muito mais são chamadas de estratégias de presença digital! Que nada mais são do que técnicas utilizadas para que sua empresa seja conhecida e influente na internet. Por meio delas é possível estabelecer a interação com o seu público alvo, e gerar maior engajamento para sua marca.

Agora que você já sabe o que é fica fácil entender que realmente você precisa ter presença digital, não é mesmo? Cada marca com certeza precisa de uma estratégia digital, algumas precisam apenas de um bom site, outras de uma conta no facebook, outras anunciar no google e a maioria precisa de quase tudo que a internet pode oferecer com “canal de mídia”.

Os vídeos do YouTube e parcerias com influenciadores digitais (pessoas com presença na internet e relevância de opinião para determinado público) são uma forte tendência dos últimos anos e que registram resultados consideráveis para as mais diversas marcas.

Um ponto bem importante que precisa ser considerado também é a qualidade da sua presença digital, muitas marcas estão na internet só “por estar”. O que isso significa? Que não fazem um bom trabalho de marketing digital, nem mesmo tem preocupações básicas como: qualidade das fotos e escrita correta nos textos.

E sabe o que acontece com esses descuidados? São vistos como amadores e ao invés de ajudar, acabam prejudicando o posicionamento da sua marca.

Se você tem, por exemplo, um restaurante não deve postar fotos com iluminação ruim, ou dos pratos “desarrumados” isso faz parecer que sua comida é ruim e que você não tem cuidados com higiene e organização! Como estes, temos muitos outros exemplos que provam que as vezes é melhor não ter nenhuma presença digital do que ter uma presença ruim. #ficadica.

A presença digital é feita de estratégias

Agora que você já entendeu o significado de presença digital através das nossas dicas, vamos te mostrar exemplos de estratégias que são extremamente eficientes para que sua empresa ganhe visibilidade online.

Marketing de conteúdo: Esta é a técnica que está por trás de todas as outras. Por que o principal objetivo na internet é gerar valor para as pessoas por meio da oferta de conteúdos interessantes. O marketing de conteúdo se preocupa em desenvolver materiais que sejam ricos em informação e que o público alvo se identifique e se sinta contemplado, assim pode interagir com ele e manter-se fiel a marca.

SEO: A otimização para os mecanismos de busca, ou SEO, está sempre atrelado ao marketing de conteúdo. Funciona assim, quando você produz um conteúdo que vai ser compartilhado com as pessoas, você deve prestar atenção se está utilizando as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Fazendo isso, você facilita para as pessoas encontrarem seu material através dos mecanismos de busca.

Google Ads: São os anúncios patrocinados do Google, são ótimos para alavancar sua empresa no meio digital de forma rápida. Pagando esse tipo de publicidade você garante que você esteja em contato com um público que tenha muito mais chances de se tornarem clientes da sua empresa.

Inbound marketing: Essa técnica se baseia principalmente na construção de relacionamento com o cliente. A produção de conteúdo se encaixa no inbound marketing, pois é aqui que você irá oferecer os conteúdos e cativar seu cliente aos poucos, até convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço. E a relação não acaba quando a compra é efetivada, essa estratégia visa fidelizar o cliente.

Essas são algumas das estratégias possíveis dentro do marketing digital, há ainda diversas ações que você pode fazer para potencializar a presença digital do seu negócio. O importante é sempre procurar por novidades dentro desse universo.

Sobre a convidada:

Isabela Klein da agência 8020mkt: “Uma gama completa de serviços em comunicação digital.”

Use Facebook to Comment on this Post