Mobilidade Corporativa: Qual a importância para minha empresa?

O uso dos dispositivos móveis já está no dia a dia de várias pessoas e empresas também. Além de acessar a internet, fazer compras e se relacionar, esses aparelhos fornecem uma gama enorme de ferramentas que podem facilitam as atividades diárias.

E nos ambientes corporativos não é diferente. Diversas empresas utilizam aplicativos para melhorar sua gestão e comunicação. Mais do que nunca, as organizações exigem soluções integradas e rápidas que ultrapassam limites e barreiras físicas.

Por isso é que tanto se comenta em mobilidade corporativa.  E vamos explicar nesse texto porque ela é tão importante para as empresas que querem otimizar seus negócios e estar atualizadas no mercado, além de disponibilizar dicas para você começar a implementar já.

O que é Mobilidade Corporativa

As empresas que buscam crescimento e otimização perceberam que a mobilidade não é só uma questão de oportunidade, mas uma necessidade de adaptação.

Elas enxergaram que houve mudança no comportamento dos usuários na forma de se comunicar e se relacionar. E isso não apenas na comunicação, mas os hábitos de consumo estão cada vez mais inseridos na questão da mobilidade, como mostra uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) que divulgou no começo desse anoque, até o final de 2017, o Brasil terá um smartphone por habitante. O que equivale a mais de 200 milhões de aparelhos!

E também que o celular ultrapassou o computador como meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar a internet, como mostram estudos da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad).

A mobilidade corporativa é a maneira como as empresas vêm gradualmente substituindo algumas funções que exerciam somente no escritório para investir em virtualização e computação em nuvem, com o objetivo de facilitar o acesso dos funcionários às informações fora do ambiente de trabalho e aumentar as vendas. 

Então, qual a importância para minha empresa?

A mobilidade corporativa pode ajudar, entre muitas outras coisas, a aumentar a produtividade, pois possibilita ter maior flexibilidade no trabalho e gerenciar melhor o tempo para as atividades diárias na organização.

Outro ponto é a gama de utilidades e ferramentas que os dispositivos possuem hoje. É possível, por exemplo, fazer gestão, verificar informações e checar atividades apenas com o dispositivo móvel. E com isso, o gestor tem uma resposta mais rápida sobre as vendas e com informações atualizadas em tempo real.

Há também a diminuição da possibilidade de causar erros realizando transações e mantendo uma base de dados em dispositivos do que se fosse realizado de forma manual, como o preenchimento de dados em planilhas, por exemplo.

Além, é claro, das melhorias e possibilidades em comunicação, seja internamente entre os funcionários e também com fornecedores, parceiros e clientes.

Quais cuidados você deve ter com a mobilidade corporativa?

Há uma tendência que tem ganhado força nas empresas que é o uso do próprio dispositivo nos ambientes corporativos, chamada de BYOD ou BringYourOwnDevice, permitindo que o funcionário utilize smartphone, tablet ou notebook durante o trabalho. Entretanto, esses novos hábitos também demandam novos cuidados. 

  • Há preocupações com a proteção de dados, pois quando utilizado para transmissão de informações da empresa, demandam atenção e controles especiais.

Dica: Você sabe como manter a segurança de dados da sua empresa?

  • Controle de acesso e permissões aos usuários autorizados e com as devidas identificações.

  • Gerenciamento do uso desses dispositivos, pois de nada adianta fornecer ou permitir o uso durante o trabalho, mas não mantero controle de como estão sendo utilizado os aparelhos.

  • Possuir uma política de uso dos dispositivos clara, pois são por esses aparelhos que os usuários vão ter acesso a diversas informações da empresa.

  • Proteger os dispositivos contra ameaças de segurança quando utilizar aplicativos e navegar em sites verificados.

Dica: Os funcionários devem usar celular pessoal para fins corporativos?

Ao adotar e investir em mobilidade corporativa há a abertura para uma infinidade de novos recursos de gestão. Com o uso de dispositivos móveis nas empresas, por exemplo, a organização poderá se beneficiar de aplicativos para controles internos e otimização de processos.

Separamos aqui um exemplo de aplicativo que é novidade no mercado móvel.

Com o uso de aparelhos móveis no ambiente corporativo, a WeAudit, uma empresa de auditoria e gestão em telefonia lançou em outubro desse ano o 2Audit, que oferece controle total do uso dos aparelhos móveis em empresas.

Com ele o gestor passa a ter acesso à forma de utilização e quantidade de GB consumidos por cada funcionário, ou seja, quanto cada um utilizou em Whatsapp, quanto em Youtube, quanto em e-mails e etc.

Sobre o Convidado:

 2Audit “Somos líderes de mercado quando o assunto é auditoria em telefonia. Deixe que os nossos serviços ajudem a sua empresa a crescer e fazer mais negócios.”