8 características de empreendedores digitais bem sucedidos

Um dos efeitos mais interessantes da revolução digital tem sido a democratização do mundo dos negócios. Anteriormente, sem o capital ou os contatos na área, era muito difícil fazer o seu negócio se desenvolver.

A internet, juntamente com novas tecnologias poderosas e baratas, disponibilizam recursos ampla e livremente disponíveis. Isso dá a todos a oportunidade de desenvolver um negócio próspero muito rapidamente, mesmo sem capital ou contatos.

A revolução digital e as redes sociais tornaram muito mais fácil criar conteúdo, construir a audiência e aumentar o fluxo de caixa. Entretanto, isso requer reinventar e adaptar-se a este novo ecossistema que avança com um ritmo novo.

Este é um momento emocionante para se viver, mas as implicações são que estamos apenas no início de uma mudança que tem um longo caminho pela frente. Muitos hábitos de negócios e de marketing não funcionam tão bem como funcionavam há uma década ou mais.

Como resultado, as habilidades e características do empreendedor se tornam os ativos mais importantes das empresas.

As dez características abaixo são as que separam o empreendedor digital bem sucedido de todo o resto.

Comunicador

Você pode ter a mais incrível ideia de negócio, mas, se você não poder articulá-la para outras pessoas, nunca vai sair do chão. Você também precisa que colegas de trabalho trabalhem com você de forma eficiente. Isso requer habilidades de comunicação.

Visionário

Ter um plano é importante. Ter um plano claro é ainda mais. Uma visão clara sobre o que sua empresa fará, como ela vai funcionar e seus objetivos, mantém você focado e movendo-se no caminho certo.

Conhecedor

Entender como os sistemas que você precisa operar no trabalho funcionam não basta. Ter uma noção de como funcionam os sistemas estruturais mais amplos, como quadros legislativos e financeiros, além de programação, é importante para saber gerenciá-los e compreender como eles podem afetar sua empresa.

Explorador

Tão importante quanto a visão, também é importante não ser limitado por isso. A capacidade de explorar novos caminhos à medida que eles surgem permite que você descubra novas áreas de possibilidade. O que inicialmente era o núcleo do seu negócio pode se tornar apenas um ramo de um conceito de negócios muito mais amplo e lucrativo.

Motivado

O caminho para o sucesso pode ser longo e difícil. Para chegar ao fim, você deve continuar. Uma visão clara e objetivos claros realmente ajudam a mantê-lo motivado. David Karp, o fundador do Tumblr, trabalhou como consultor de software em para financiar seu microblog. Seu trabalho valeu a pena quando o Tumblr foi vendido ao Yahoo! por mais de um bilhão de dólares em 2013.

Oportunista

Ser capaz de ver uma oportunidade quando surge é uma das características mais valiosas que um empreendedor pode ter. A única característica mais valiosa é a capacidade de criar sua própria oportunidade.

Tenaz

Um empreendedor precisa enfrentar um grande número de desafios e não pode permitir que seja derrotado. Um empresário tenaz é aquele que é inspirado quando se deparam com um muro, entusiasmado com a perspectiva de encontrar um caminho por cima ou ao redor dele em vez de ficar frustrado por isso. Os empresários tenazes não desistem porque não sabem como desistir.

Adaptável

Assim como você precisa poder divergir da sua visão, você também precisa ser capaz de voltar a ela quando o inevitável e o imprevisto o colocar para fora do curso. Há um número infinito de solavancos na estrada para o sucesso. Adaptabilidade permite lidar com cada um deles.

Sobre o convidado: 

Mikael Araújo é consultor de e-commerce pelo Sebrae do Ceará.

Use Facebook to Comment on this Post