Sinais de que sua empresa está pronta para se expandir

Startups, especialmente as que foram financiadas por investidores externos, entram no mercado com o crescimento em mente. Aumentar o número de empregados e se mudar para um escritório maior pode ser arriscado. De acordo com um relatório da Small Business Administration, apenas dois terços das empresas sobrevivem aos primeiros anos e apenas metade delas atinge a marca de cinco anos.

Felizmente, existem alguns sinais confiáveis ​​que irão ajudá-lo a determinar se você está pronto para expandir seus serviços ou suas linhas de produtos. Veja se sua startup apresenta estes sinais e prepare-se para ampliar seus horizontes.

Você atingiu ou excedeu seus objetivos

O principal elemento que você deve verificar antes de considerar a expansão é ter atingido todos os objetivos anteriores que você havia proposto para uma determinada linha de tempo. Se você acabou de alcançá-los, espere alguns meses para ver se a tendência é válida. Se você passar vários meses superando suas próprias expectativas, então é hora de dar um passo à frente e considerar o crescimento como algo não só desejado, mas necessário.

Você pesquisou o mercado detalhadamente

Expandir o seu negócio é uma das coisas que você não pode fazer por um capricho. Muitas vezes, a ambição de ter um grande negócio é maior que a racionalidade de fazê-lo quando chegar a hora certa.

Para saber se sua empresa está pronta para expandir, você deve realizar um estudo de mercado exaustivo: você tem público-alvo suficiente para justificar o investimento no crescimento? Você terá a capacidade de atender a demanda sem sacrificar a qualidade? Você pode manter os preços que seus clientes estão acostumados?

Você não pode acompanhar o trabalho

O principal sintoma de que é hora de contratar mais membros para o time é perceber que você não está satisfeito com sua carga de trabalho: você trabalha mais de 12 horas por dia? Você tem reclamações de seus clientes quanto a uma diminuição de qualidade ou atraso no atendimento? Você tem várias tarefas acumulando todos os dias? Você tem e-mails sem resposta de mais de uma semana?

Existe uma linha definida entre estar ocupado e estar com excesso de trabalho: se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, você está prestes a prejudicar sua qualidade e reputação, então você precisa contratar uma mão extra o mais rápido possível.

Você está pronto para delegar

É compreensível que você deseje gerenciar e monitorar todos os aspectos da execução do seu negócio. No entanto, delegar tarefas e confiar em outros para fazer um bom trabalho é uma condição necessária para o crescimento. Às vezes, novas ideias e a perspectiva dos novos funcionários são exatamente o que é preciso para levar seu negócio ao próximo nível. Então, quando você começar a sentir que está pronto para delegar, você saberá que está em posição de expandir sua empresa.

Você precisa desenvolver mais habilidades

Quanto maior o seu negócio, maiores as habilidades necessárias e menor é a possibilidade de que você possa cobri-las. Qualquer negócio de tamanho médio ou grande precisa funcionar bem nos diferentes departamentos: finanças, serviços legais, atendimento ao cliente, publicidade e marketing, vendas…

Existem plataformas de serviços on-line nas quais você possa confiar para encontrar profissionais competentes. Se você precisar de ajuda para cobrir esses departamentos, não hesite: é hora de crescer.

Você está cansado e precisa de férias

Você está lidando com a carga de trabalho e fazendo tudo certo, mas você trabalhou sem parar desde o dia em que você construiu seu projeto dos sonhos e sente que é hora de entrar de férias.

Ao possuir um negócio, você pode sentir que não pode deixar o seu negócio sem supervisão, mas se seu corpo e mente não descansarem, a sua criatividade e capacidade de tomada de decisão sofrerão. Este pode ser um bom momento para avaliar como o seu time funciona sem sua presença.

Sobre o convidado: 

Mikael Araújo é consultor de e-commerce pelo Sebrae do Ceará.

Use Facebook to Comment on this Post