Oi gente!

Como eu tenho comentado nos meus últimos posts, voltei ao “campo” depois de uma perda na equipe influu, perda no caso significa que a pessoa que estava liderando a parte comercial saiu e resolvemos, por enquanto, não chamar ninguém e eu ajudar.

Então quero falar sobre coisas atuais de vendas, que mudaram tanto desde que eu trabalhei com venda direta de carros anos atrás. Além do que eu foquei no vídeo sobre coisas essenciais, quero falar o que o cliente precisa ouvir ou como você vai conseguir a atenção dele: sendo objetivo. Mas ser objetivo parece fácil na teoria, mas na prática, ainda me bato muito com papos desfocados, que só atrapalham no fechamento.

Quando conseguimos agendar uma reunião e finalmente conversamos com aquele lead tanto desejado, a vontade de fechar negócio é o que domina nossa mente… mas às vezes pode acontecer que aquele cliente não tenha fit com o seu produto ou serviço, mas mesmo assim, pelo tempo que você demorou de conseguir agendar, você se prende a tentar fechar qualquer coisa… ou no melhor dos casos, você realmente tem uma chance e em ambos os casos vamos ser diretos:

  • O cliente não tem fit com seu produto ou serviço!

Então, não adianta insistir aqui, o que você pode e deve fazer é assumir ao cliente que esse não é o momento de fazer o tal negócio, mas se você chegou até uma reunião, peça indicação! Pois pessoas conhecem outras pessoas e é assim que você vai conseguir bater sua meta ou da empresa. Já que o tempo foi demandado para isso, é preciso colher algum fruto dessa reunião. Exemplo: “Entendi fulano, acho que realmente não é momento de fazermos algo juntos, espero que logo possamos conseguir! Mas olha, vamos aproveitar esse papo para você me indicar alguma outra empresa que conheça alguém e que precise do que estou oferecendo…”. Claro que isso vai depender da empatia que você conseguiu ter com esse prospect. Pedir indicação é uma coisa pessoal, mas se for sutil, vai ver que no network dele, vai sair alguma coisa legal para você. Não queira tirar leite de pedra, queira fazer sempre o melhor para você e seu novo network, mesmo que seja, ajudar um amigo dele!

  • O cliente tem fit com seu produto ou serviço!

Não é porque tem fit (possibilidade de negócio) que o cliente vai fechar, mas já estamos em um caminho mais próximo. Nesse momento, que eu vejo que temos muita chance, eu já penso quais são os próximos passos para a contratação do serviço ou a venda do produto. Tenha cuidado para não se perder na empolgação e ficar ainda, tentando falar do que você tem para oferecer. Vire a página e comece a desenhar o que precisa ser feito para que o negócio possa ser concretizado. Então, mais do que nunca, seja objetivo: “já que temos tudo para trabalharmos juntos, agora precisamos disso, alinhar aquilo e concretizar com isso”. Eu escrevi assim pois pessoas diferentes leem meus posts, mas substitua o isso ou aquilo pelo que você está pronto para fazer.

Agora claro, se tem fit e o cliente está fazendo “charme”, mude sua estratégia para uma nova abordagem ou siga qualificando mais leads para fechar negócio com você!

PS: antes de adicionar no Whatssapp, pergunta se o cliente quer isso…

Bons negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores

 

Use Facebook to Comment on this Post