O que é SEO e porque sua startup deveria se preocupar com isso?

O que é SEO? Essa é uma pergunta que, certamente, está presente na cabeça dos empreendedores modernos, principalmente, daqueles que vendem os seus produtos pela internet. Por isso, faz-se necessário entender o que essa sigla significa e como ela pode contribuir para que sua Startup se destaque no meio digital.

O que é SEO?

O termo SEO em inglês quer dizer Search Engine Optimization. De maneira geral, SEO é o processo de otimização de sites. Essa técnica consiste em aumentar o número de visitantes de uma página aplicando estratégias que farão com que seu site fique melhor posicionado em buscadores como o Google e o Bing, por meio dos resultados orgânicos.

Mas, saber o que é SEO não deve se restringir apenas ao site quando ele já está pronto, esses princípios devem ser usados no momento em que o projeto está sendo criado, pois usando a otimização interna, esse recurso irá ajudar a melhorar o ranqueamento da sua página.

Depois de entender o que é SEO, a Startup deve compreender que essa técnica pode contribuir muito para o sucesso da empresa, e se usada antes mesmo da sua criação, pode potencializar muito o alcance da mesma.

Fazendo uso desse recurso, seu site não só ficará melhor posicionado nos buscadores, como também fará o número de visitantes aumentar. Com isso, sua marca obterá maior visibilidade e o retorno começa a se tornar mais visivel.

A importância do tráfego

De nada adiantará ter uma startup criada, baseada num projeto bem estruturado se a mesma não tiver visibilidade. Destacar sua empresa no meio digital é fundamental para a sobrevivência do seu negócio.

Por isso, muito mais que se preocupar com o tráfego, é necessário se preocupar onde o tráfego está, isto é, descobrir se existe demanda para o produto ou solução que você está entregando.

Uma ótima ferramenta para encontrar o nicho certo é o “Keyword Planner” do Google, que é uma ferramenta do Google Adwords, onde qualquer pessoa pode entrar e verificar a quantidade de buscas que uma palavra determinada tem na internet.

Esse processo é fundamental, pois dentro de um mesmo nicho inclusive você poderia ter uma palavras com apenas 10 buscas/mês e que escrita de outra forma tem 5000 buscas/mês. Por isso que a Otimização de sites é tão importante, pois se sua otimização estiver com o foco errado, mesmo o nicho tendo demanda, seu site pode nunca ser encontrado.

Agora, com site otimizado e tráfego orgânico chegando, o seu projeto com certeza está no caminho certo.

Otimização do site

É preciso ressaltar que saber otimizar o site não basta, faz-se necessário aplicar o máximo de recursos disponíveis para que eles tragam tráfego qualificado a partir de conteúdo de qualidade, uso das redes sociais, anúncios e link de parceiros.

Por meio do blog, a porcentagem de tráfego do seu site aumentará, mas tenha em mente que não é qualquer conteúdo, ele deve ter qualidade e relevância para o seu público!

Outra forma muito eficaz é trocando links com os seus parceiros, isto é, divulgar o seu produto em sites parceiros que tenham bom tráfego pode ajudar a compor o tráfego do seu site.

Sobre o Convidado

Marke: “Você sabe o que torna o serviço da Marke algo tão diferente de tudo o que você já viu? Somos uma agência de marketing digital focada em gerar resultados para seu negócio! Trabalhamos exclusivamente com o objetivo de converter vendas, para isso analisamos a situação real do seu negócio e estruturamos um planejamento 100% de acordo com suas necessidades.”

Use Facebook to Comment on this Post