Internet como Ferramenta para Aumentar suas Vendas


O mercado está cada vez mais competitivo, mas sempre haverá lugar para empresas inovadoras que valorizam o relacionamento com clientes. A internet é um excelente canal de comunicação com clientes e prospectos. É o meio em as empresas interagem, prospectam e, principalmente, conquistam novos clientes. Um bom site para sua empresa, de fácil navegação e compatível com dispositivos móveis é o requisito mínimo necessário para utilizar a internet como ferramenta para aumentar suas vendas, embora este seja apenas o ponto de partida.

A Importância das Redes Sociais

Redes Sociais são importantes aliadas na prospecção de clientes por intermédio da Internet. Através destas plataformas de relacionamento digital, sua empresa poderá manter os clientes atualizados e interessados no seu negócio. A alimentação dessas redes é indispensável para manter o cliente interessado. As postagens precisam ser relevantes e relacionadas ao seu mercado de atuação, pois postagens superficiais podem até atrair atenção, mas não irão despertar o interesse de sua audiência.

Dentre as principais plataformas existentes no mercado, as mais utilizadas são Facebook, Instagram e Twitter. Apesar disso, você deve levar em consideração onde seu público-alvo realmente está conectado. Para dar um exemplo da importância de fazer esta análise, pode-se citar o LinkedIn, uma Rede Social voltada ao público empresarial que tem funcionado muito bem para empresas que atuam no mercado B2B. Existem ainda as Redes Sociais de nicho que podem ser exploradas por sua empresa, caso seus potenciais clientes estejam conectados a ela.

Em relação ao Facebook, que é a Rede Social com maior número de usuários no Brasil e no mundo, pode-se dizer que é bastante importante a presença ativa de sua empresa nesta plataforma. Além do perfil pessoal, que você já deve conhecer, há a opção de criar FanPages, ideal para empresas que desejam utilizar o Facebook para propagar seu conteúdo (ofertas, postagens em blog, etc.). Através das FanPages também é possível personalizar o conteúdo a ser apresentado sobre sua empresa, inserindo novas abas; botões call to action e um universo de customizações disponíveis somente neste formato.

O Instagram é outra plataforma utilizada para divulgar conteúdos de sua empresa e gerar novos negócios, principalmente se sua empresa atua no mercado B2C. Através do Instagram, você pode transformar seu perfil em um perfil comercial, que é mais indicado para Empresas. Em um perfil comercial você terá o botão “contato” onde poderá disponibilizar e-mail, telefone e endereço físico para seus seguidores. Assim como no Facebook, o Instagram também disponibiliza acesso a dados de envolvimento relacionados às publicações realizadas na plataforma.

Como a alimentação de conteúdo nas Redes Sociais tende a ser mais trabalhosa para empresa com presença em múltiplas plataforma, recomenda-se a utilização de ferramentas para na agendamento de postagens e gestão de perfis, como é o caso do Hootsuite; Buffer; Social Pilot, Etus, dentre tantos outros.

 

Inbound Marketing

Uma abordagem de marketing muito utilizada por empresas na prospecção e relacionamento com clientes é o Inbound Marketing. Através desta técnica, sua empresa irá captar a atenção de seus prospectos de forma menos invasiva, oferecendo conteúdos que sejam do interesse dele e consolidando uma posição de autoridade em relação aos assuntos relacionados de seu mercado de atuação.

O Inbound Marketing pode ser dividido em 5 etapas:

  • Atração: o foco aqui é atrair o público certo ao site de sua empresa. Para isso, pode ser utilizado diversos meios para atingi-los, como um blog com conteúdo de qualidade; redes sociais, que além de divulgar, fará a interação com o público; SEO para otimizar o site de sua empresa para Ferramentas de Busca; ou até anúncios em diferentes plataformas digitais.

 

  • Conversão: aqui é onde um visitante anônimo passa a ser um lead. Para que a conversão aconteça de forma natural, é necessário uma troca, na qual você forneça um conteúdo / material rico de acordo com as necessidades do visitante naquele momento. Para ter acesso ao material, o visitante precisará informar seu nome  e dados de contato através de um breve formulário.

 

  • Relacionamento: a missão é conduzir o lead a fazer uma compra, sem oferecer um produto logo de início. O papel de sua empresa deve ser de nutrir o prospecto com o máximo de informações relevantes, fazendo que o processo de compra ocorra de forma natural.

 

  • Decisão de Compra: é etapa onde será feita a abordagem comercial. Para que isso aconteça, o marketing de sua empresa deve sinalizar este lead qualificado em oportunidade, para o time de vendas de sua empresa possa entrar em cena. A abordagem comercial tende a ser facilitada, dado que seus vendedores saberão das Dores deste potencial cliente e de seu histórico de relacionamento com a empresa (conteúdos consumidos do Blog, landing pages convertidas, e-mails acessados, etc.). Com seu time de vendas focado na abordagem exclusiva de Leads Qualificados em Oportunidades, o índice de fechamento tende a ser maior (maior conversão) e o ciclo de vendas é encurtado (menor dispêndio de tempo de sua equipe).

 

  • Análise: o objetivo desta etapa é analisar os resultados obtidos, identificando o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Para ter uma visão do que ocorre no site de sua empresa, recomenda-se a utilização de ferramentas que monitoram as ações dos visitantes de seu site, como o Google Analytics. Além do monitoramento on-page, você precisará acompanhar o desempenho de seu time de vendas (% de conversão em vendas), com intenção de identificar abordagens comerciais mais performáticas.

E você?

Quando vai começar a implementar estas estratégias para o crescimento de sua empresa?



Sobre a convidada:

Meu nome é Jade Zart, assistente de Marketing Digital da Primesoft, empresa especializada na implementação de Projetos Performáticos de Marketing Digital.

Espero ter conseguido esclarecer algumas de suas dúvidas.


Caso ainda precise de mais informações para dar seus primeiros passos no mundo digital, recomendo uma visita em nosso Blog, repleto de Conteúdo Rico sobre Marketing Digital e Vendas Online.

Até a próxima!

Use Facebook to Comment on this Post