Empreendedorismo digital – negócios para se inspirar

Empreendedorismo digital é um assunto que está na boca de todos, ultimamente. Com a maior parte da população tendo acesso à internet (já se somam 58% de brasileiros), o mercado online tem se expandido, inovado e reinventado cada dia mais. E com as inúmeras possibilidades que esse terreno tão fértil promete, o empreendedorismo digital tem ganhado força e se edificado como uma grande “feira de negócios”.

E à este cenário promissor de novas empresas e ideias, junta-se um movimento cada vez mais forte no país e no mundo: a reivindicação por melhores condições de salário, comodidade e flexibilidade. As pessoas estão mais exigentes quando se trata de trabalho – e não estão erradas! Com um mundo altamente globalizado e completamente repaginado pela internet, hoje já é bem maior a possibilidade de trabalhar com algo que te faça se sentir recompensado pelo esforço e tempo investido. Ou seja, tornou-se relativamente mais fácil trabalhar com algo que você realmente goste.

E esse é outro motivo pelo qual o empreendedorismo digital se fortalece a cada dia mais: os recursos e simplicidade oferecidos no ambiente online permitem que um negócio seja facilmente tirado do papel e executado, principalmente, por quem é novo no mercado. Além disso, com o custo menor e o retorno mais rápido, essa se tornou a oportunidade perfeita para quem quer experimentar e inovar!

Mas afinal, o que é o empreendedorismo digital?

Tudo bem, você já entendeu que empreender é uma tendência global, mas afinal: o que esta palavra tão robusta que está surgindo em todos os lugares realmente significa?

Empreender, basicamente, significa enxergar além; perceber oportunidades de novos produtos ou mercados ainda não notados por outras empresas e investir ali. E quando falamos em empreendedorismo digital, estamos falando em um profissional que busca criar essa oportunidade de negócio de forma que ela funcione e possa ser administrada (pelo menos em sua maior parte) no universo online.

Aqui, o objetivo é juntar inovação, criatividade e lucro em um novo modelo de trabalho, mais flexível e simples. Isso pode ser justificado principalmente quando pensamos que uma empresa digital não demanda um investimento inicial muito alto, uma vez que não exige estrutura física complexa e se sustenta de ações que, em sua maioria, consomem um budget menor – como é o caso dos anúncios online, por exemplo.

Uma das características mais interessantes do empreendedorismo digital é seu incrível leque de oportunidades – do e-commerce ao canal de vídeos, passando por infoprodutos: o mercado digital te permite experimentar os mais diversos tipos de produtos e formas de ganhar dinheiro!

Ideias para se inspirar

Com um horizonte tão vasto e fértil, você pode ter certeza de que você vai conseguir achar um espaço para seu projeto no mundo web. Com um bom planejamento e decisões estratégicas, você consegue fazer do seu negócio um sucesso!

Para te provar sobre a diversidade do empreendedorismo digital, trouxemos 5 ideias que se apoiaram na internet para crescer. Dessa forma você pode se inspirar e começar a estruturar a sua empresa online!

Paulo Jubilut – Biologia Total

O famoso professor Jubilut é conhecido pela maioria dos alunos do ensino médio! Com o Biologia Total, sua plataforma online, Paulo consegue fazer uma biologia super divertida e descontraída, disponibilizando aulas para estudantes de diferentes níveis e com diferentes objetivos.

Romero Rodrigues – Buscapé

Com certeza você conhece o site de comparação de preços Buscapé, não é mesmo? Pois o nome por trás do sucesso é o de Romero Rodrigues: ainda na faculdade, o paulista criou o projeto da plataforma que, hoje, é uma das principais investidoras no mercado de empreendedorismo no Brasil!

Priscila Gama – Malalai

Pensando na segurança das mulheres, Priscila criou o Malalai, um app que ajuda a descobrir qual a rota mais segura até um destino (levando em consideração aspectos como iluminação, policiamento e movimentação). Seu aplicativo inovador tem ajudado inúmeras mulheres a se empoderar e se sentir mais autoconfiantes!

Henrique Carvalho – Viver de Blog

Se você quer aprender a gerir um blog, Henrique Carvalho é a pessoa certa para te ajudar! Além do Viver de Blog, seu site gratuito, o empreendedor vende cursos e templates de blog e ajuda milhares de pessoas a revolucionar seu conteúdo e crescer no cenário do marketing digital.

Roberta Vasconcelos – Beer or Coffee

Se você já ouviu falar no Beer or Coffee, você já ouviu falar da Roberta. A mineira criou o app que é considerado o tinder dos negócios: lá você  consegue encontrar outras pessoas interessadas ou atuantes no mesmo nicho de mercado que você e, por meio do aplicativo, pode combinar de se encontrar com elas. Ou seja: em poucos passos você consegue aumentar a sua rede de networking!

#Bônus: Gustavo Caetano

CEO e fundador da Samba Tech, Gustavo conseguiu criar uma empresa que, hoje, é considerada líder em soluções para vídeos online e a mais inovadora da América Latina pela FastCompany! Gustavo também é fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e autor do livro Pense Simples.

O universo do empreendedorismo digital é uma fonte super rica de inspiração para começar o seu negócio. E agora que você já teve alguns insights, que tal entender melhor como dar início à sua empresa? É só clicar no link para baixar o material!  

Use Facebook to Comment on this Post