Oi gente!

Depois que a ideia saí do papel e apenas os sócios não são suficientes para fazer tudo, é hora de começar a contratar mais pessoas… Nesse post vou dar dicas de como as startups (em quase todo o mundo) constroem essas equipes.

1 – Seja líder

Não adianta contratar só para “mandar” pessoas fazerem coisas, é necessário que você faça e mostre que precisa de ajuda e que essa pessoa possa tomar conta sozinha dessa parte, pois você precisa focar em outra coisa. Entendeu a diferença? Ensine e siga de acordo com o planejado entre os sócios.

2 – Dê autonomia e foque nos resultados

Cada um vê autonomia de uma forma diferente, na influu focamos em horas trabalhadas por dia, mas a pessoa pode chagar a hora que quiser. Existe sim um horário proposto, mas não é necessário ligar para ninguém se vai atrasar… a única coisa que não “pode acontecer” é a tarefa do dia não sair. Comprometimento vem junto com essa “autonomia”.

Outra questão de autonomia é não ficar cobrando a cada 5 minutos uma tarefa delegada, é preciso confiar. Nesse ponto, eu indico que combinem um prazo para entrega do que é preciso e por favor, deixa o funcionário trabalhar rs.

3 – Compartilhe o que está acontecendo

Para se sentir parte, os funcionários gostam de saber o que está acontecendo, os desafios e as dificuldades que a empresa está passando. Assim, eles se sentem mais conectados como um todo. Claro que, a vida de empreendedor é muito uma montanha russa, antes de alarmar sobre algo ruim, tenha um pouco mais de certeza… mas de uma forma geral confie naqueles que confiam em você.

Esse ponto não se trata apenas das coisas ruins, podemos falar também do compartilhamento das coisas boas e da celebração e com isso, vamos ao nosso próximo ponto:

4 – Comemorem

A diversão é um dos fatores mais importantes para alimentar a criatividade! Então sempre que puder, faça algo junto aos seus funcionários… organize com calma ou mesmo, faça um happy hour de surpresa. Trabalhar em startup é sempre aquela conhecida frase: “work hard, play hard“. Eu gosto muito de manter um evento social por mês, ai vamos variando, já fomos a um lugar com jogos de tabuleiro, bares, almoços, festas na minha casa, na casa do CEO e assim vai.

Ter funcionário dentro de uma startup é bem delicado… pois você precisa encontrar pessoas com espírito empreendedor, que sejam para frente, naturalmente curiosos e que queiram deixar uma marca no mundo… eu sei que não é tão fácil achar um perfil assim, mas posso te dizer que existe! É preciso buscar e dar asas para eles voarem junto a você!

PS: e quem não se adequar e pedir para sair deixe, nada pior do que manter pessoas na empresa que não sonham e realizam junto à você!

Leiam esse outro texto que escrevi que vale muito a pena: NEM TODO MUNDO PODE TRABALHAR EM UMA STARTUP

Boa sorte!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores

 

Use Facebook to Comment on this Post