Oi gente!

Hoje aqui no blog, uma plataforma fundada em São Paulo, que tem foco na criação de microcomunidades a partir de interesses comuns. Quem respondeu a entrevista foi o fundador Victor Cappa, confiram os detalhes!

O que é o MultiQuis e como surgiu a ideia?

O MultiQuis é uma plataforma colaborativa gratuita que permite criar microcomunidades de acordo com interesses comuns, para a troca de conhecimentos e experiências. Em 2015, estava buscando informações para aprender a programar, em grupos no Facebook. Entrei em 10 grupos e a experiência foi bem confusa: conteúdos desorganizados, falta de interação e material que, muitas vezes, não me interessava. Pensei:

— Seria bem melhor reunir todo o conteúdo no meu feed, de acordo com o que eu acho interessante, de forma

MultiQuis

MultiQuis

organizada. O conteúdo não poderia ficar perdido em postagens que eu nunca mais veria, e sim, fácil de localizar no banco de dados da plataforma. Tão importante como o funcionamento, seria a formação da comunidade Ao invés de conteúdo viral, o MultiQuis deveria incentivar a qualidade do conteúdo, definida por quanto minha contribuição foi positiva para os outros usuários.

Já participava de comunidades como Quora e Reddit, mas não conhecia nada parecido no Brasil.

A ideia é conectar melhor as pessoas, de acordo com interesses em comum, colocando o conteúdo produzido à frente da imagem pessoal. O nome surgiu da junção de “Multi”, muitos(as) + “Quis” (série de questionamentos) No momento, é possível criar e consumir conteúdo de acordo com 3 categorias: perguntas, enquetes e notícias (links). Futuramente, pretendo expandir para outras categorias, como Podcasts. O funcionamento é bem simples: você segue tópicos do seu interesse, e o MultiQuis direciona todo o conteúdo produzido dentro desses tópicos para você.

Qual o momento da startup?

No momento, o foco é fomentar a comunidade. Estamos buscando comunidades (online e offline) que podem ter o MultiQuis como uma ferramenta poderosa na criação e disseminação de conhecimento e informação.

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel!?

De início, surgiu aquele pensamento de sempre “alguém já deve ter feito, ou pelo menos, estar fazendo isso”. Fiquei surpreso e saber que não, ninguém tinha um projeto parecido no momento (ao menos, com tração o suficiente para me fazer mudar de ideia). A partir disso, comecei a estudar programação do zero: algoritmos, depois PHP, ao mesmo tempo que HTML e CSS. Apanhei muito — e continuo apanhando — mas o aprendizado tem enriquecido muito essa experiência.

Como enxerga a plataforma em 2 anos?

Com uma base de usuários ativa e relevante. A partir disso, a expansão deverá acontecer de forma orgânica — a forma mais saudável para uma plataforma como esse.

Qual o modelo de negócios da empresa?

No momento, esse não é meu foco. Entretanto, penso em transformar a forma como consumimos publicidade online, integrando ainda mais no conteúdo que buscamos. Talvez o MultiQuis irá tornar-se a primeira plataforma onde as pessoas vão para ver as propagandas.

Por que escolheram o mercado que estão inseridos?

Foi natural. Apesar da minha formação (com música e teatro) sempre fui louco por tecnologia. Gosto de criar coisas, e o mercado online permite a criação de ferramentas incríveis com quase nenhum recurso.

Qual o diferencial competitivo da startup?

O principal diferencial do MultiQuis é a base que está formando a comunidade: conteúdo de qualidade. A plataforma em sim é apenas a ferramenta que permite a entrega desse conteúdo.

Por que decidiu empreender?

Sempre foi um objetivo na minha vida. Comecei com uma pulseira que acende com magnetismo, um blog de culinária e agora, o MultiQuis.

URLhttps://multiquis.com/

Fanpagehttps://www.facebook.com/multiquis/

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores

 

Use Facebook to Comment on this Post