As melhores ideias de marketing de baixo orçamento para pequenas empresas

Se você pensa em transformar sua paixão em um negócio ou considera deixar seu trabalho para começar sua própria empresa, agora é a melhor hora para começar. Dar o pontapé inicial para começar seu pequeno negócio hoje já não é tão difícil com todas as ferramentas de marketing que há à sua disposição.

Mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir no marketing do seu negócio, é sempre bom lembrar que, se for bem empregado, este dinheiro se multiplicará e, neste post, iremos mostrar que há muitas táticas de marketing que não irão estourar o seu orçamento de marketing.

Indicações

Crie um sistema que permita que seus clientes façam o marketing por você. Considere o fato de que as pessoas são mais propensas a comprar um produto quando é indicado por um amigo. Estabelecer um programa de indicações não custa muito e, dependendo de como você o estruturar, pode ser totalmente gratuito. Você poderia oferecer aos seus clientes um desconto sempre que eles indicarem um novo cliente.

Otimize sua página do Google My Business

Se ainda não criou uma conta do Google My Business, não perca outro dia para se inscrever. O Google é um influenciador importante no marketing, então aproveite ao máximo. O Google My Business ajuda as pequenas empresas a obterem visibilidade online. Isso ajudará sua empresa a ter maiores chances de aparecer nos resultados da pesquisa através do Google+ e do Google Maps.

Invista em marketing de conteúdo

Faça um blog e crie conteúdo que seja relevante e bom de ler. As pessoas são mais propensas a suportar uma marca com a qual elas podem fazer conexões e um blog é a melhor plataforma para se conectar com seu público. Contrate um autor de conteúdo para fazer postagens diárias em seu blog. Isso também poderá ajudá-lo a melhorar sua posição nos resultados do Google.

SEO

Se você for escrever artigos para sua campanha de marketing de conteúdo, você também pode investir na melhoria da sua otimização de mecanismo de busca (SEO).

SEO pode , inicialmente, parecer tecnicamente complexo, mas, na realidade basta um pouco de leitura e dedicação para entender o básico. Você pode usar ferramentas on-line como o Explorador de palavras-chave do Moz para identificar palavras-chave relevantes que possam atrair alto tráfego para o seu site com baixa concorrência; Em seguida, você pode incluir essas palavras-chave no seu site.

Você também precisará fazer mudanças estruturais, escrever consistentemente conteúdo de alta qualidade e atrair backlinks para o seu domínio. Pode parecer muito trabalho, mas, se você o fizer, os benefícios a longo prazo são enormes.

Publicidade pay-per-click

Publicidade pay-per-click pode ficar cara se você segmentar por palavras-chave de alto tráfego, mas há nichos e plataformas que são amigáveis, mesmo para o empreendedor iniciante. Por exemplo, no Facebook, você pode pagar apenas 5 reais por dia para certos anúncios (embora você provavelmente queira investir um pouco mais do que isso se quiser ver resultados significativos).

Ofereça seus serviços em marketplaces

Além das redes sociais, você também pode aumentar sua exposição na internet com marketplaces e ficar mais próximo de seus clientes. A StarOfService, por exemplo, permite que você entre em contato diretamente com clientes que buscam o serviço que você oferece. Outra maneira de aumentar sua exposição é participando de clubes de descontos como o Beblue e sites como o Peixe Urbano e o Groupon.

Tenha intimidade com seus clientes

Uma das vantagens de ser pequena empresa é a sua capacidade de se aproximar de seus clientes. As pessoas apreciam ser reconhecidas pelas empresas com as quais fazem negócios.

Com a ajuda de um banco de dados, você pode enviar agradecimentos, dar parabéns nos aniversários e, deste modo, ficar mais íntimo dos seus clientes.  

Sobre o convidado:

Mikael Araújo consultor de e-commerce pelo Sebrae do Ceará
StarOfService is on a mission to create a world where you can easily get help from service professionals.

Use Facebook to Comment on this Post