5 dicas para ter uma empresa de sucesso

O sucesso, seja profissional, seja pessoal, não acontece por acaso. Para ter sucesso, é preciso uma estratégia sólida, acompanhada de táticas que permitam executá-la. Apresentarei neste texto 5 dicas para que você possa desenvolver suas próprias estratégias e táticas e, assim, ter uma empresa de sucesso.

Um lembrete: não é minha intenção apresentar respostas prontas, visto que cada empresa é um caso particular. Mas, estas cinco dicas, com certeza, lançarão as bases e os conceitos de que você precisa para moldar seu próprio caminho para o sucesso.

  1. Elabore um planejamento estratégico

O planejamento estratégico tem um papel fundamental no sucesso da empresa. Ele serve como um mapa para que as ações sejam sempre focadas e direcionadas. Além disso, se bem executado, o planejamento estratégico permite prever riscos e ameaças.

O bom planejamento é elaborado a partir de metas, que precisam ser bem definidas, realistas e mensuráveis.

É importante também analisar o mercado e a própria empresa, assim, uma boa análise SWOT será de grande importância.

Por fim, faça o planejamento de cada ação que precisa ser executada e avalie todos os resultados gerados, identificando melhores práticas e lições aprendidas. E sempre leve em conta os valores e missão da empresa!

  1. Conheça o perfil do cliente ideal

Para poder focar seus esforços nos potenciais clientes que vão gerar mais faturamento, a empresa precisa saber quem eles são. Por isto, analise seus clientes atuais, defina o perfil de quem compra mais e use-o como referência para filtrar os melhores leads.

Utilize estratégias de marketing digital para atrair os clientes, de acordo com seus interesses, perfil e segmento, desenvolvendo uma comunicação mais assertiva.

No entanto, é preciso alinhamento entre as ações de marketing e os objetivos de vendas. Portanto, a comunicação entre os dois setores é indispensável.

  1. Reduza os custos da empresa

Todos os setores de uma empresa geram receita e custos para o negócio, direta ou indiretamente. Uma empresa de sucesso não é simplesmente aquela que consegue aumentar a receita, mas também aquela que consegue reduzir seus custos.

Você pode começar com uma dica simples, relacionada ao consumo diário de suprimentos de escritório dentro do departamento comercial. Muitas empresas ainda mantêm registros impressos de cada orçamento ou venda.

Uma solução prática é manter todos os registros em formato digital, utilizando uma ferramenta de CRM, por exemplo.

Outras dicas são: otimize os investimentos em tecnologia, reestruture as equipes, mantenha melhor organizadas as tarefas e substitua incentivos financeiros por outros como viagens, premiações com vale presentes e atividades coletivas de confraternização.

  1. Tenha visão sistêmica

Visão sistêmica é uma visão do todo, através da compreensão das partes e da interação entre elas. Em uma empresa, você pode entender que a visão sistêmica é a visão global do negócio, através da compreensão de cada elemento (por exemplo, cada departamento da empresa, cada perfil de cliente, cada concorrente, cada fornecedor) e da maneira como se relacionam entre si.

Um erro comum dos gestores é a miopia gerencial. Eles enxergam somente um aspecto, e não o todo. Eles se preocupam somente com a empresa, mas não percebem como os clientes e também os concorrentes e fornecedores influenciam os seus resultados.

Estão tão concentrados nos seus próprios problemas operacionais, que perdem a perspectiva do que é estrategicamente importante para o negócio.

Quando você busca uma visão sistêmica, está se afastando desse padrão, porque a visão sistêmica favorece a sinergia. Também permite encontrar maneiras de alinhar o trabalho para que todos os departamentos da empresa atinjam suas respectivas metas, de maneira colaborativa.

  1. Use a tecnologia CRM

Customer Relationship Management ou simplesmente CRM é uma ferramenta altamente eficiente na gestão do relacionamento com o cliente.

Basicamente, o CRM permite gerenciar a carteira de clientes, potenciais e atuais, de forma centralizada. Você pode facilmente cadastrar novos clientes, localizar cadastros individuais (ou grupos de cadastros), desativar cadastros de clientes que não compram mais com sua empresa etc.

Possibilita também que o gestor tome decisões estratégicas a partir dos dados dos clientes, transformando-os em informações valiosas. Informações sobre o histórico de relacionamento com cada cliente e e-mails enviados também estão contidas no CRM, e permitem que, antes de cada venda, o vendedor esteja a par das particularidades dos clientes.

Existem inúmeras vantagens no uso de um sistema informatizado, mas vamos destacar as duas principais: facilidade de acesso à informação e facilidade de análise da informação.

A facilidade de acesso à informação é notória, na medida em que tudo fica centralizado no CRM. Portanto, qualquer pessoa na sua equipe com acesso ao sistema pode buscar as informações de que precisa e encontrá-las instantaneamente. Com isso, o trabalho fica mais ágil e assertivo.

A facilidade de análise de dados é um grande diferencial. É possível extrair relatórios, fazer acompanhamentos diários, obter ideias e tomar decisões baseadas na realidade, e não puramente na intuição.

O ponto principal que o gestor deve considerar ao implementar um CRM é a preparação da equipe. As pessoas são o elo mais frágil na implementação de qualquer mudança dentro de uma empresa.

Por isso, é essencial que se promova treinamentos com as equipes para mostrar o uso adequado do CRM. Estes treinamentos devem ensinar como o sistema funciona e convencer sua equipe que a mudança será positiva, eliminando o pensamento “eu sempre fiz assim e deu certo”.

Conclusão

Neste conteúdo, você conferiu algumas de nossas dicas para ter uma empresa de sucesso. Reflita sobre elas à luz da sua realidade cotidiana e tire boas e valiosas lições.

Se você quiser conferir mais conteúdos sobre gestão, marketing e vendas, não deixe de acompanhar o blog da Inovatize.

Use Facebook to Comment on this Post