5 vezes que a tecnologia ajudou seu bolso

Não tem como negar que estamos vivendo uma revolução tecnológica. Enquanto alguns sonhavam com carros voadores depois dos anos 2000, acredito que ninguém imaginaria o cenário que estamos vivenciando hoje. São inovações que mudaram a forma como vivemos cada dia, mas que muitas vezes passam despercebidas.

Quer ver só? Quem precisa viajar de última hora, basta entrar no site de pesquisas e buscar a passagem aérea mais barata. Quem quer aprender a meditar, mas não tem tempo, pode  baixar um aplicativo no celular e aproveitar o caminho até o trabalho para relaxar.

As funcionalidades que antes necessitavam de uma mala inteira para serem guardadas, hoje estão todas em um dispositivo que cabe no bolso. Despertador, relógio, agenda, e-mail e calculadora, são apenas algumas das funções mais básicas que qualquer smartphone oferece hoje em dia.

Mais do que entreter e facilitar nossa vida social, a tecnologia também tem ajudado a tornar outros aspectos do cotidiano mais práticos. E uma das grandes beneficiadas são as finanças. Se antes tínhamos que enfrentar uma fila gigante no banco para realizar um depósito, hoje em poucos cliques você já transfere o dinheiro.

Quer entender outras formas de como a tecnologia tem sido uma defensora da sua carteira? Confira, então, 4 vezes que a tecnologia ajudou seu bolso.

Banco digital

Já que falei dos bancos, vou começar por aqui. Hoje em dia estamos vendo uma profusão de inovações nesse setor. Por exemplo: contas digitais, aplicativos e até mesmo bancos 100% digitais. Essa transformação tem tudo a ver com a necessidade de tornar nosso dia a dia mais prático. Afinal, ninguém quer (e nem tem muito tempo para) ficar esperando ser atendido pelo gerente do banco.

Por isso, uma utilidade que eu sempre reverencio é o internet banking. Tirando a parte que de ter que ir à agência para sacar dinheiro ou resolver um pepino bem complicado, nós não dependemos mais dos espaços físicos. Com poucos cliques, podemos checar o saldo em conta, conferir o limite do cartão de crédito e até mesmo solicitar um empréstimo. Isso tudo do sofá de casa ou em pé no ponto de ônibus. Bom né?

Compras online

Nada de bater perna durante horas no centro da cidade ou no shopping. Agora, é possível pesquisar preços e aproveitar promoções debaixo das cobertas. Sites e aplicativos de celular conseguem mostrar em poucos segundos os melhores preços disponível daquilo que procura. Isso ajuda bastante na hora de economizar nas compras, porque não é preciso aceitar o preço mais caro só porque está fisicamente mais perto de você.

É claro que as compras online não oferecem a possibilidade de ver e experimentar o produto ao vivo, mas convenhamos que é um quebra galho tremendo em dias de chuva ou preguiça.

App de controle financeiro

Seu bolso também agradece quando você tenta poupá-lo de rombos gigantescos. Atire a primeira pedra quem nunca chegou à última semana do mês contando moedas. A boa notícia é que você pode mudar essa realidade usando apps de controle financeiro.

Abusou do cheque especial? Dá para saber quando a coisa desandou e até traçar um plano para quitar a dívida. Pretende fazer uma viagem legal nas próximas férias? Quem quer fazer o sonho virar realidade, pode definir metas através desses aplicativos.

É claro que, no fim das contas, ser uma pessoa mais organizada financeiramente continua dependendo da sua força de vontade. Mas não podemos negar que, com uma ajudinha da tecnologia, a tarefa se torna mais fácil e prazerosa.

Investimentos simplificados

Por falar em tarefa, quando se tem um dinheiro poupado o próximo passo é investi-lo. Muita gente acaba deixando para lá ou aplicando tudo na poupança pela dificuldade de encontrar uma oportunidade melhor. Isso bem soa familiar, não é mesmo?

Sorte que agora investir se tornou uma atividade mais simples e descomplicada. Se antes você precisaria enfrentar fila para falar com o gerente do banco, agora você pode fazer simulações e realizar uma aplicação pelo computador ou celular.

E não estou falando apenas de investimentos em renda fixa, como o Tesouro Direto ou o Certificado de Depósito Bancário (CDB). A tecnologia também revolucionou as transações na Bolsa de Valores. Sabe aquela famosa cena de várias pessoas gritando em uma sala? Não existe mais.

Atualmente, tudo é feito virtualmente. Ou seja, se você deseja investir na Bolsa de Valores, só precisa abrir conta em uma corretora e utilizar o home broker para realizar as ordens. Dessa forma, se você estiver em casa, no aeroporto ou à beira mar, com poucos cliques poderá comprar ou vender ações de empresas renomadas.

O home broker é uma plataforma desenvolvida justamente para que você tenha mais agilidade e autonomia nos seus investimentos. É sabido que, dependendo da modalidade escolhida na Bolsa, um minuto pode ser essencial para ter sucesso ou prejuízo.

Sem contar que esse avanço tecnológico tem sido um aliado importante para popularizar a Bolsa de Valores no Brasil e torná-la mais acessível. Pensou que só milionários investiam em ações? Se enganou. Hoje em dia, você também pode fazer parte disso e o melhor: nem vai precisar se levantar do sofá.

Sobre a Convidada

Este texto foi escrito por Ana Cláudia Inez, integrante da equipe de comunicação do Toro Radar.

Use Facebook to Comment on this Post