Não é de hoje que a tecnologia vem invadindo cada vez mais todas as esferas do mercado. O atendimento automatizado para lojas físicas, por exemplo, já é uma realidade e vem com força total para os próximos anos. E é fácil entender o motivo: os consumidores não querem mais perder tempo e procuram soluções ágeis para o dia a dia.

E é nesse contexto que a inovação se mostra como a chave para o sucesso de um negócio. Portanto, preparar a sua loja para receber esse cliente é essencial para garantir o destaque da sua empresa e, assim, possibilitar um crescimento saudável e seguro à sua companhia. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira, então, 4 tendências de atendimento para o futuro!

1. Autoatendimento

Imagine a cena: o cliente entra na loja, passa alguns minutos olhando os produtos e logo em seguida se direciona para o caixa. Ele faz o pagamento em questão de segundos e sai tranquilamente com os itens adquiridos. Qual a novidade nessa situação?

É o autoatendimento, feito para simplificar ainda mais a vida das pessoas. Hoje, o comprador pode passar no caixa os itens que ele levará, sem a ajuda de um funcionário, pagando em cartão ou até mesmo em dinheiro.

2. Atendimento via mobile

Que tal entrar em uma loja e com a ajuda do seu celular você ir tirando dúvidas e consultando a disponibilidade dos produtos que você precisa? Isso também se mostra como uma forte tendência em atendimento ao cliente.

Vale lembrar que os dispositivos moveis já estão presentes no cotidiano das pessoas e, ao mesmo tempo, a conectividade da população em geral também aumentou. Ou seja, unir o mundo virtual com o físico é uma grande aposta.

3. Atendimento automatizado para lojas físicas de forma personalizada

Um cliente feliz é aquele que sabe que será bem atendido. Esse consumidor moderno preza pela atenção e tratamento único no momento da compra, ele não quer mais se sentir como um comprador a mais. Então, é hora de personalizar o atendimento, mesmo o automatizado.

Mas, como fazer isso? Se você criar cadastros fáceis e rápidos de serem preenchidos, poderá atender essa pessoa da melhor forma, em um contato mais pessoal e que, de fato, esteja adequado ao seu perfil.

4. Atendimento via Chatbots

Eles dispensam a intervenção humana e são considerados umas das maiores tendências em atendimento a partir de agora. Por isso, muitas empresas já possuem os chatbots como aliados no atendimento dos seus clientes.

O software atua através de aplicativos com foco em mensagens, como o Skype, Telegram, Facbook Messenger, entre outros. E eles vão além: são capazes de apoiar o cliente em vários momentos da compra, no pré e pós-venda, por exemplo.

O consumidor conta com os bots quando quiser mais detalhes de serviços ou produtos, com a ajuda de imagens e vídeos. Eles também são ótimos para indicar as melhores ofertas, agendar serviços, informar situações como a entrega de produtos, e por aí vai.

Com os Chatbots o atendimento automatizado para lojas físicas fica ainda mais completo e sintonizado com as necessidades virtuais e reais do cliente, por isso, é muito interessante investir nessa prática.

Gostou das tendências que mostramos aqui? Então, siga a nossa página no Facebook e fique sempre bem informado sobre o assunto.

Leandro Neves

Leandro Neves

Sobre o Convidado: Leandro Neves

Programador de formação e atualmente como CEO da Ilhasoft trabalha com mobile desde 2006. Trabalhando na Ilhasoft participou da equipe de diversos projetos como CrowdMobi que ganhou o premio de App mais inovador no Rio Info 2013, Clássico da Literatura como Melhor App de 2012 pelo OI Tela Viva Movel e ganhador duas vezes do Hackaton BRAPPS 2013 e 2014.

Quero Escrever um GuestPost