Oi gente!

Eu como defensora e feliz intraempreendedora, vim falar sobre um assunto bem delicado: quando você resolve trabalhar para uma startup (para aprender por exemplo) e você aceita um salário menor por conta das Stock Options. Para quem não sabe, stock options são ações da empresa que você “ganha” pelo tempo trabalhando… Por exemplo, se te oferecem 1%: você vai ter direito a 25% dela a cada ano… depois de 4 anos, você poderá compra-las pelo valor do dia que você iniciou na empresa… se você for demitido em menos de um ano não terá direito de compra, se for demitido depois, pode negociar com a empresa em quanto tempo você vai comprar ou repassar suas ações. O Layon Lopes fez um post bem legal sobre isso e a legalidade aqui no Brasil, confiram: Você sabe o que é Stock Options?

Mas meu foco aqui não é falar sobre stock options diretamente, é falar que você ter esse tipo de ação não vai te fazer dono da empresa. Quando estimulamos o “trabalhe como o dono” é realmente para vermos atitudes proativas dos funcionários e aqueles que se destacam mais (em diversos aspectos), são promovidos. Mas nunca confunda em você fazer parte da empresa com você ser realmente o dono.

Quando Steve Jobs começou a ter ideias diferentes dos seus outros sócios, ele acabou sendo demitido, pois a quantidade de ações que ele tinha na época era menos na metade, então a decisão não era mais dele… só que quem determina tudo é um ou uma CEO, goste você ou não. Eles que se arriscam, determinam o futuro da startup, decidem o que é melhor ou pior na empresa deles… você com seu 1% vai conseguir, às vezes, uma conversa no corredor com sua opinião, que pode ser esquecida logo no corredor seguinte.

Para você conseguir ser ouvido(a), é mais comum como sócios capitalistas (que entram com dinheiro), ou um sócio com equity, que é ação de verdade… Tem outro filme bem interessante que assisti no Netflix, na verdade é um documentário sobre a revolução que a indústria de impressão 3D está trazendo: Print the legend. Enquanto as impressoras foram construídas e os times pequenos, diversos sócios ainda se davam bem, depois, com o crescimento das empresas, a maioria dos times foram desfeitos e sócios demitidos (SÓCIOS), e você que tem stock options se acha dono da empresa?

Então o que é bom para todo mundo!? Vou dar sugestões, pois todas as startups que trabalhei, acabei perdendo minhas stocks…

Acerte um salário de acordo com o mercado;

Combine uma stock, pois a empresa não tem nada  a “perder” durante um ano, que é o período que demora para você ter direito nos primeiros 25% das “suas” ações – Essa stock pode ser pré-negociada para começar a contar depois de 6 meses seus na empresa e assim vai;

Já deixe claro os valores das stocks no dia que você conseguir as suas;

Se precisar usar dinheiro para a compra delas, poderá usar o valor de recisão do contrato, décimo, dinheiro das férias etc.

Tenha sim atitude intraempreendedora, é um mundo de descobertas e network… foi isso que conquistei minha vida toda. Eu aproveitei as oportunidades para conhecer milhares de pessoas pelo país, conquistei o respeito por outras tantas e sigo meu caminho aprendendo bastante. O IntraEmpreendedorismo é para isso: para você aprender e crescer… se ainda ganhar stock, bônus ou qualquer coisa a mais, será mérito seu e da empresa que trabalha!!!

Beijoca

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores

Use Facebook to Comment on this Post