Empreenda em todos os lugares | Palestra para Empresa Jr do Mackenzie

1
9 agosto, 2017 at 11:37 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Oi gente!

No começo da semana, tive a oportunidade de palestrar para alguns alunos dos cursos de Engenharia da Universidade Mackenzie. Mas especificamente, a galera que está envolvida com a Empresa Jr. Eu fiquei bem tensa com o convite, pois acho que na primeira vez que palestrei lá (no ano retrasado), não fui tão bem (veja mais sobre no post: Palestra Na Mackenzie | Mais Espaço para as Startups).

Tivemos cerca de 30-40 alunos na ocasião e a grande diferença desse encontro para o outro foi que: ele não era obrigatório, as pessoas estavam ali para aprenderem e quando eu entendi isso, me soltei e fizemos uma interação bem interessante.

O tema da palestra foi “Empreenda em todos os Lugares”, ela estimula que as pessoas tenham atitudes proativas na vida! No meu caso, foquei muito na minha vida IntraEmpreendedora, na qual iniciei minha carreira trabalhando com venda direta de Volkswagen e sempre cresci por onde passei (fui promovida), até hoje que sou COO da influu… sempre topei oportunidades e desenvolvi trabalhos que foram bem vistos pelos meus chefes.

Em contrapartida, falei de ter meu negocio em paralelo, que são os meus blogs: aqui, o StartupsStars e o MeninaExecutiva.

Para finalizar e unir ambos os pontos, citei a matéria da revista Info “Filho de Peixe”, onde conta um pouco da trajetória de ex-funcionários do Peixe Urbano que decidiram ter seus negócios digitais depois da experiência por lá… eu não estou na matéria, mas lá, foi meu primeiro emprego no mundo das startups.

Nesse ponto, abri para as perguntas e percebi algo que eu não falo tanto mas que foi a duvida da galera: Liderança!

“Como eu consigo liderar meus amigos que também fazem parte da empresa Jr?”, “Como dar um feedback para um funcionário?”, “Como controlar as emoções e fazer o certo”? – Foram diversas perguntas e vou dar aqui algumas respostas: Primeiro que o líder trabalha junto, ele conquista o respeito pelo resultado… ele não apenas demanda, como coloca a mão na massa. Se você trabalha com um amigo e é preciso dar um feedback, peça licença e diga que a conversa se faz importante, a partir do momento que as posturas e objetivos não tem sido as mesmas… sim, você precisa colocar de forma pessoal… se um funcionário seu está errando, pode ser que você também esteja errando… ser líder é repensar as relações, é repensar os pontos, é analisar os detalhes.

Uma outra pergunta legal foi sobre o recebimento de demandas e depois o cliente não dar retorno… Aqui temos um tópico para um post ou vídeo inteiro… Antes de eu pensar em alguma resposta eu perguntei: “Quanto tempo vocês demoraram para responder o e-mail?”, “Você atendeu 100% a demanda do cliente?”, “O preço passado estava dentro do mercado (muito maior ou muito menor?), “Alguém fez o followup depois de enviar a proposta?” – Eles não tinham todas as respostas, mas a tarefa de casa ficou clara, não só para eles, como para todos vocês que trabalham com negócios.

Eu filmei o encontro todo e se o áudio tiver bom, vou compartilhar com vocês lá no meu canal no youtube!

Quero agradecer ao presidente da Empresa Jr, Ricardo Teixeira pelo convite e a oportunidade de falar para um público mais novo do que estou acostumada! Espero fazer isso mais vezes!

Agradecer também a presença dos meus inflluucionários Lowrena, Victor e Fernanda… e claro, o Lucas M Esher.

Esse mês ainda tem Campus Party Bahia, Mulheres que Decidem e Digitalks, acompanhem na minha agenda!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply