Em busca do sonho de trabalhar em casa: saiba tudo sobre home office | Por Jacqueline Gonçalo

1
8 agosto, 2017 at 11:40 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Em busca do sonho de trabalhar em casa: saiba tudo sobre home office

Sair de casa antes das 7h da manhã, pegar a condução, chegar no trabalho, passar ali as próximas 8 a 10 horas apenas desejando voltar para casa. Essa é a realidade de milhares de pessoas que trabalham em horário comercial, com jornadas externas, e sonham com uma mudança. E essa mudança tem nome: Home Office, ou escritório em casa em tradução literal.

Embora pareça a “liberdade total”, o home office é uma modalidade de trabalho que também possui regras e depende de um perfil para ser realizado com sucesso. Trabalhar em casa pode parecer algo totalmente maravilhoso, mas é preciso entender detalhes dessa modalidade antes de mais nada. Hoje, existe até curso de administração que já insere esse tipo de modelo de trabalho como uma forma de começar a empreender, se você possui uma boa ideia em mãos.

Apesar de parecer algo “moderno”, o home office não é de hoje, mas é uma tendência que continua crescendo em todo o mundo.

Como surgiu

Antigamente, era comum que as pessoas abrissem seus negócios em suas casas, na garagem ou em qualquer espaço disponível. A revolução industrial do século 19 levou os trabalhadores para as fábricas e campos de trabalho, e nos idos dos anos de 1980 não era tão complicado ir trabalhar. Porém, o crescimento das dinâmicas de trabalho e da própria população foram modificando e trazendo de volta alguns conceitos. Um deles foi o home office.

Hoje o home office é muito adotado devido a globalização da economia e aumento da terceirização de serviços, o que acaba mudando o perfil do emprego e do local de trabalho. O número de micro e pequenas empresas que começam seus negócios em casa tem sido cada vez maior, transformando os home offices em alavancas do setor empresarial e da economia.

O crescimento do home office ocorre também devido ao fato de muitas empresas acreditarem que o profissional consegue ter mais foco no trabalho em casa, além de não perder tempo de deslocamento, uma vez que nas grandes cidades pode ser de mais de 3 horas.

Como funciona, vantagens e desvantagens

Se você irá ter um home office, precisa saber algumas coisas antes. Lembre-se: você está em casa, onde morando sozinho ou dividindo com outras pessoas, é um ambiente doméstico. E independente disso você precisa produzir do mesmo jeito.

Para trabalhar em casa é preciso estar altamente motivado, e no caso de morar com outras pessoas, é preciso estabelecer algumas regras, para que o trabalhador não seja incomodado durante o seu horário de trabalho.

A principal vantagem do home office é o conforto. Dependendo da área que o profissional trabalhe, como criação, é importante que a pessoa possa ficar concentrado sozinho, sem precisar estar vestido formalmente, além de não precisar enfrentar trânsito, além de economizar gastos com aluguel, energia, telefone, dentre tantas coisas. Além disso, para quem está começando um novo negócio, não ter esses gastos faz total diferença.

Algumas desvantagens do home office são: a pessoa pode perder o foco no trabalho, muito pelo horário variado de trabalho, que pode ser uma “folga” durante um dia todo, mas em compensação ter que depois trabalhar em dobro. Tudo isso depende do modo que o profissional se organiza.

Além disso, distrações podem ser comuns. Por isso, o foco do profissional que se dedica ao home office deve ser total.

Sobre a convidada:

Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply