6 vantagens de automatizar os processos de contratação

Recrutar, desenvolver e reter bons profissionais está entre os grandes desafios da área de Recursos Humanos. Especialmente nos dias de hoje, quando o RH desempenha um papel cada vez mais importante na estratégia das empresas. Porém, esse ainda é um departamento marcado por tarefas burocráticas, mesmo em atividades que demandam agilidade, como recrutamento e seleção.

Por isso, automatizar os processos de contratação tem sido a melhor solução para desafogar a burocracia, agilizar demandas e melhorar a eficiência da área.

O que está envolvido no processo de contratação?

Essa questão se torna fundamental quando analisamos a quantidade de etapas e gargalos que podem existir durante a contratação de candidatos.

São diversas fases com avaliações e, muitas vezes, uma longa cadeia de decisões envolvendo solicitantes e gestores. Há ainda um grande volume de documentação que precisa ser controlado, checado e arquivado com precisão e segurança.

Uma falha em qualquer dessas etapas pode colocar a perder todo o esforço empreendido nas demais.

Por que automatizar os processos de contratação?

Com tantas variáveis, torna-se imenso o desafio de acelerar o processo de contratação e garantir a melhor escolha. Logo, a automatização se transforma em uma grande aliada. Confira 6 vantagens de adotar essa ferramenta:

1. Processo centralizado

Com a tecnologia adequada, torna-se mais fácil controlar os processos de recrutamento. É possível centralizar esse controle, acompanhando o andamento das diversas fases de contratação — desde o anúncio da vaga até a efetivação do candidato. Isso confere maior controle a todas as etapas e permite mapear cada uma delas.

2. Visão global

Essa é uma consequência natural da centralização. Ao reunir em um único sistema as informações e o andamento dos processos seletivos, ganha-se uma visão global das atividades.

Assim, pode-se identificar pontos problemáticos e tomar ações rápidas para solucioná-los. Além disso, em pouco tempo, essa visão global permitirá um planejamento mais eficiente, atacando pontos de entrave, ajustando prazos e proporcionando melhores entregas.

3. Acompanhamento de aprovações

Muitas áreas e gestores estão envolvidos no processo decisório de uma contratação. Isso demanda cuidado no agendamento de entrevistas e aprovações de candidatos.

A automatização desses procedimentos permite acompanhar em tempo real cada etapa, identificando rapidamente eventuais gargalos. Logo, há mais eficiência na cobrança de respostas, com avanço no cumprimento de prazos e agilidade em toda a cadeia decisória.

4. Informações sempre disponíveis

Automatizar processos de contratação é garante maior transparência e informação rápida aos interessados. Isso quer dizer que todos os envolvidos — gestores, solicitantes e analistas — podem acessar e saber como está o andamento de cada demanda.

Dúvidas e questionamentos rápidos são esclarecidos na hora, sem necessidade de acionar o RH. Tudo acessível em qualquer dispositivo — como smartphones ou tablets, por exemplo.

5. Rapidez para acessar e arquivar documentos

Qual profissional de RH nunca perdeu horas preciosas procurando documentos em arquivos empoeirados? Quanto tempo é demandado para que novos documentos sejam arquivados adequadamente?

Com plataformas digitais, esses procedimentos ganham agilidade e qualidade. Tanto o arquivamento quanto a busca por algum dado tornam-se atividades simples e desburocratizadas. Sem falar no ganho de espaço com a redução de papel.

6. Segurança da informação

Um aspecto muito importante do RH é a confidencialidade de suas informações. Tanto as que dizem respeito aos colaboradores quanto as estratégicas, referentes à empresa. É fundamental armazenar essas informações de forma segura, deixando-as acessíveis apenas a pessoas autorizadas e sem o risco de perda.

Essa é outra vantagem que a automatização das atividades da área proporciona: maior segurança e controle de informações confidenciais.

Os ganhos alcançados ao se automatizar os processos de contratação vão além das vantagens apresentadas. Eles também podem ser percebidos na forma de redução de custos e aumento de eficiência. E não apenas no recrutamento e seleção, mas em todo o desempenho da área de RH. Afinal, com a desburocratização, sobra mais tempo e foco para as questões estratégicas que colocam Recursos Humanos como um parceiro essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Sobre o convidado: O MyTalents te ajuda a montar equipes talentosas e que estejam em sintonia não apenas com uma vaga, mas com sua empresa.

Use Facebook to Comment on this Post