5 erros de marketing digital que você deve evitar

Um conceito relativamente novo para muitos empresários, o marketing digital vem ganhando notoriedade e é crescente o número de pessoas que adoto tal para fazer um negócio decolar e ganhar notoriedade, seja ele virtual ou não.

Ter presença online se tornou questão obrigatória e não há quem duvide disso. Basta uma olha nos exemplos de grandes empresas para perceber o quanto elas investem em marketing digital. E neste artigo, iremos explicar um pouco mais sobre esse assunto e listar os 5 erros principais que todo mundo deve evitar cometer. Acompanhe:

1- Não ter uma persona definida

Você sabe o que é persona? Esse termo é muito usado no marketing digital e, de forma resumida, significa quem é o seu público-alvo, ou seja, para quem sua empresa está direcionada. Quem irá comprar seus produtos? São jovens adultos, são idosos, mulheres? Defina isso e entenda que todo o seu conteúdo deve ser voltado para essa Persona. Por exemplo, se o seu público é majoritariamente de homens adultos entre 30 e 40 anos, falar sobre benefícios da maquiagem não faz muito sentido, certo? Por mais generalista e banal que esse exemplo soe, ele foi colocado nesse tópico de propósito para que fique claro o quanto é importante definir suas pautas baseadas em quem mais você tem interesse que leia-as. Assim, fica mais fácil afunilar seu nicho e fechar mais vendas.

Para isso, uma boa dica é usar ferramentas como ADWORDS para pesquisar palavras chaves que seus clientes estão mais buscando e tem interesse em saber. Assim, você terá certeza que sua proposta atingirás as pessoas certas.

2- Não se importar com o conteúdo

É claro que temos que nos importar com os produtos, com o atendimento e com o marketing tradicional. Mas um erro enorme que muitas empresas cometem, especialmente as menores, é o de não se preocupar com o conteúdo de forma responsável. Não basta estar presente no mundo online, é preciso passar uma boa imagem.

Por isso, é importante ter cuidado com o que será postado, e fazer isso de uma maneira profissional, mesmo que sua linguagem seja mais coloquial. Evite disseminar conteúdos polêmicos, expressar divergências políticas ou mesmo compartilhar informações sem checar. A página da sua empresa não é sua página pessoal e o que está dentro dela diz muito aos seus clientes. Por isso, faça um conteúdo com cuidado e muito bem estudado. E, se possível, tenha o auxílio de uma agência especializada nesse tipo de abordagem.

3- Não gerar leads

Gerar leads significa gerar oportunidades de vendas. E isso no marketing digital tem um ciclo bem diferente do que na venda tradicional. Quando o assunto é fazer os leads acontecerem, a ideia é que seu conteúdo seja otimizado para que seus potenciais clientes saibam que ele sana um problema, ou seja, ele resolve o ponto de dor. Suas postagens devem vir sempre cheias de informação sobre o que o seu produto pode fazer para melhorar a vida do seu leitor. Ou seja, a venda começa antes mesmo do seu cliente te procurar. Não adianta compartilhar conteúdos que não casem com o seu produto.

Sendo assim, uma boa dica é capturar esses leads através de lading pages para que você saiba exatamente quem está buscando a sua empresa e depois você possa transformá-los em vendas.

4- Não oferecer promoções e avaliações gratuitas

Uma forma de conseguir mais clientes, é estimulando-os a falar com você. Não basta adicionar um botão “fale conosco” e esperar que ele tenha vontade de te procurar. Isso vai ser uma boa estratégia apenas para aquelas vendas que já estavam garantidas, mas e as potenciais que poderiam ter entrado no caixa na empresa? A internet tem muitos recursos e utilizá-los é uma questão prudente. Abuse dos conteúdos gratuitos, como e-books e avaliações grátis. Isso estimula a venda e estimula a interação com o cliente.

5- Não usar tecnologia de ponta na empresa

Imagine uma empresa desorganizada e com o setor financeiro perdido em meio a milhões de relatórios e papéis? Imagine uma empresa onde o cadastro de clientes não é unido com os demais setores e os e-mails conseguidos nas avaliações grátis se percam nos computadores dos funcionários?

Tudo isso só pode gerar perda de vendas. Nossa dica aqui é usar organizadores de ponta, como sistema de gestão online, que possam fazer a união de todos os setores e o cadastro de cada novo cliente que entrar.

Esse tipo de programa oferece controle financeiro e de todos os demais departamentos da sua empresa. Além disso, um sistema de gestão para pequenas empresas ajuda nos relatórios automáticos, deixando os funcionários mais livres para aquilo que importa: a venda. Como exemplo, podemos citar o Gestão Click que, pelas nossas pesquisas, é um dos programas mais completos nesse sentido.

Sobre o Convidado:

Faça a gestão de sua empresa ficar muito mais simples, rápida e eficiente. Com o GestãoClick você ganha tempo para focar no seu negócio.

Use Facebook to Comment on this Post