4 formas de estimular a inovação no seu escritório | Por Mariana Klober

1
6 agosto, 2017 at 5:27 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

4 formas de estimular a inovação no seu escritório

Você já parou para refletir sobre o quanto a cultura colaborativa tem influenciado sua vida? Enquanto no século passado vimos cidades sendo construídas com foco no espaço privativo, hoje percebemos uma tendência muito maior para a valorização dos espaços públicos.

No meio organizacional esse shift também aconteceu. Em um nítido contraste com os escritórios tradicionais e seus corredores de acesso a salas individuais, temos visto a proliferação de espaços de co-working e centros de inovação. O objetivo é claro: incentivar as pessoas a estourarem suas bolhas e se conectarem umas com as outras. Mas por que isso é tão importante?

Cidades orgânicas: a vida pública, a privada e a profissional são uma só.

Planejada por Jan Gehl, a Cidade Criativa de Pedra Branca é um ambiente exemplo disso em terras brasileiras (e super pertinho aqui da Contentools!). O bairro-cidade localizado em Palhoça (SC) foi idealizado com base no conceito de que a cidade ideal deve ser completa, complexa, compacta e estimular o convívio e a criatividade. A concepção desse espaço parte do princípio de que você deve morar, trabalhar, estudar, viver e se divertir em um só lugar.

Bom, aqui na Contentools, nós ainda não moramos dentro do escritório, mas trabalhamos, estudamos, vivemos e nos divertimos aqui. E fazemos tudo isso intensamente. Aliás, acabamos de nos mudar para nossa nova sede – e o ambiente é tão agradável que a vontade de ir embora ao fim do expediente é quase nula. Isso acontece por dois motivos principais:

  1. Temos um espaço físico integrado e otimizado tanto para trabalhar com foco, quanto para trabalhar em time ou espairecer quando necessário;
  2. Esse espaço é recheado de pessoas com origens diversas, opiniões contrastantes – e valores sincronizados.

Esses dois fatores nos permitem sermos determinados não somente a cumprirmos nossas metas, mas a vivermos nossos valores diariamente. E é através desses valores que alcançaremos nossos objetivos – tanto os objetivos comuns, quanto os pessoais e profissionais.

Felizmente, cada vez mais vemos esse tipo de ambiente de trabalho pelo mundo. As barreiras entre a vida profissional e a pessoal estão cada vez mais translúcidas e a vida pública é, cada vez mais, vista como a soma de todas as partes.

E o seu escritório, como é? E como você gostaria que fosse? Juntei algumas concepções de Nelson Cedeño, CEO da startup panamenha Delivery Zone com o conceito dos 5 Cs da Cidade Criativa de Pedra Branca e trouxe aqui fatores que você pode facilmente aplicar por aí para fazer seu escritório vibrar em inovação.

1 – Incentive a criatividade eliminando algumas paredes.

“Imagino um local amplo e sem paredes.” foi essa a descrição de Nelson Cedeño sobre como ele visualiza o escritório perfeito para a Delivery Zone. O CEO da startup panamenha que age na solução de transporte e transação de bens e foi recentemente selecionada para participar do Google Developers Launchpad considera espaços abertos ideais para incentivar o pensamento criativo.

Pois é, as paredes são raras na Delivery Zone, na Contentools e em tantos outros escritórios que têm a inovação como força de tração – e isso é mais que  mera coincidência.

Lugares amplos, com incidência de luz natural e poucas divisões são agradáveis esteticamente, incentivam a amplitude de visão e ainda permitem que a informação flua entre as pessoas. É por isso que a consideração de Nelson sobre o incentivo da criatividade faz tanto sentido. Afinal, o que seria das mentes criativas sem visão de contexto alinhada a um fluxo contínuo de ideias e informações?

2 – Oportunize a troca de ideias complexas e a colaboração.

O conceito holístico de que “o todo é maior que a soma de suas partes” exposto por Aristóteles lá na Grécia Antiga se aplica até hoje. Aliás, você já deve ter percebido o crescente destaque da importância do trabalho em equipe em meio organizacional. Pois é, os escritórios inovadores são desenhados exatamente para fortalecerem essa cultura.

Assim como as ágoras e as termas foram espaços que cumpriram sua função como catalisadores de novas ideias para os povos gregos e romanos, a informalidade dos novos escritórios é a chave de seu poder de inovação. Afinal, ela simplifica a colaboração entre pessoas e permite a troca complexa de conhecimento.

Um exemplo simples disso é querer sentar-se ao sol e poder fazer isso. Simplesmente levantar da sua cadeira, escolher um canto, colocar o notebook no colo e sentir a vitamina D circular pelo corpo enquanto trabalha. Estar exposto a esse momento diferente do convencional pode trazer novos insights, fazer relaxar um pouco ou simplesmente incentivar a trocar uma ideia com alguém que tenha decidido fazer o mesmo. E se sentir à vontade para trocar ideias é extremamente importante para continuarmos acelerando o ritmo de desenvolvimento, pois gera empatia, interconexão e, claro, laços de amizade.

3 – Estimule a interação em ambientes compactos e diversificados.

É importante ressaltar aqui que o conceito de ambiente compacto tem muito mais a ver com a complexidade do que se pode ser feito em um ambiente só, que com o tamanho desse espaço em metros quadrados. Ou seja, é ter uma variedade de elementos e funções em um só lugar. Seria a aplicação do conceito de all-in-one para espaços físicos..

Assim como as informações do seu cérebro estão armazenadas em espaços diferentes aí dentro e se unem para formar pensamentos e conceitos de acordo com a sua necessidade de pensar, planejar e agir; o conhecimento humano presente no mundo está espalhado por todo planeta em vários cérebros diferentes. Mais de 7 bilhões de cérebros diferentes, por sinal. Cada um com dados diversos, nenhum igual ao outro.

Que variedade! E é uma baita base de dados, não é não? Pois é, e é nossa responsabilidade como um todo promover o processamento desses dados. Agora pensa aqui comigo, dá para a gente processar isso tudo se cada um de nós passar o dia isolado em sua sala?

É por compreenderem a importância das visões diferentes para a concepção de novas ideias que ambientes que prezam pela atitude inovadora viabilizam a interação entre pessoas – e celebram sua diversidade.

4 – Fortaleça laços: conviver é essencial para o desenvolvimento.

Quando solicitei ao Nelson mais detalhes sobre o espaço perfeito para seu time trabalhar, ele mencionou que seria um local em que todos se sintam bem e possam viver e conviver de uma forma agradável. Soa bem, né? Mas, claro, há mais alguns fatores importantes.

Ele também reforçou que a cultura do seu time é orientada para a excelência em todos os sentidos: “Nos esforçamos sempre para sermos os melhores em tudo que fazemos – na usabilidade dos nossos produtos, em nossos serviços e também quando se trata de diversão. Por isso, além de um escritório confortável, acho essencial termos um espaço para jogos, para fazer refeições ou simplesmente passar tempo juntos.”

O link entre a excelência da equipe e os momentos que vão além das reuniões está na sintonia da equipe como pessoas, não apenas como profissionais. Os momentos de descontração, por serem livres de barreiras físicas e hierárquicas, incentivam as conexões entre diferentes partes e a sintetização de novos conceitos. Na Contentools, cada encontro fora das nossas mesas de trabalho é palco para ideias que interagem e acabam se tornam novas features, melhorias de processo, ações de marketing ou simplesmente nos ajudam a entender melhor uns aos outros.

Inclusive, algumas pessoas podem achar que não, mas happy hours, por exemplo, vão além do momento de descontração. Pois é, se houve um momento em que falar de trabalho em casa ou com os amigos era bad vibe. Hoje é simplesmente natural. Levamos o trabalho para a mesa de bar com leveza, afinal ele faz parte da gente. O motivo é simples: quando acabamos de passar o dia trabalhando por um propósito claro com pessoas que admiramos e queremos bem, não vemos necessidade de pausar isso. Afinal, é conversando sobre nosso dia, nossas dificuldades e nossas expectativas que acabamos percebendo como tudo se conecta.

Afinal, o que isso tudo significa?

Estamos vivendo mais um momento de transição em relação ao modo de viver em meio urbano. À medida que expandimos nossos níveis de consciência e constatamos que cada momento vivido é um momento que pode e deve ser aproveitado, nos distanciamos da ideia de dividir a vida em etapas.

Percebemos, por exemplo, que acreditar que a vida será melhor aproveitada na aposentadoria é mera ingenuidade e que cabe a nós aproveitarmos cada dia para evoluirmos pessoalmente e contribuirmos coletivamente.

Portanto, tendo em vista nossa adaptação para essa nova atitude, as cidades e as organizações também estão sendo reajustadas. Afinal, devemos manter sempre uma ligação bem próxima entre meio e objetivo – ajustando o meio de acordo com o objetivo.

Deu vontade de marretar paredes aí no seu escritório? Equilibrar aprendizado, produtividade e diversão ao longo da vida faz sentido para você? Deixe a sua opinião aqui nos comentários, queremos saber! :)

Sobre a convidada:

Mariana Klober, Partners Sales Representative – Contentools.

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply