Oi gente!

Hoje temos uma entrevista muito especial: com o Matheus Sardenberg, Diretor de Marketing da lançadora de startups, Puzzle.Lab! Ele contou como veio parar no mundo das empresas de tecnologia e aproveitou para dar dicas de ferramentas, estratégias e mkt digital! Confere aí! :D

Talita: Matheus, conta um pouco como você veio parar no mundo das startups.

Matheus: Sempre tive muitas idéias e nunca acreditei muito em respostas mais sim em perguntas, por isso acho que sempre tive um pé no mundo de Startup sem mesmo saber ! Minha carreira começou no movimento Empresa Junior, tive a oportunidade de ter contato com negócios tradicionais além dos primeiros contatos com Startups, o Network foi primordial para o meu crescimento. Porém eu comecei realmente botando a mão na massa em um Startup Weekend o qual tive uma ideia e gostaria de tira-la do papel chamada: Social Hunter, que vinha com a  proposta de criar a oportunidade para jovens protagonistas, que estão as margens do mercado. Foi uma experiência fantástica, tivemos várias oportunidades e errei muito, muito mesmo, foi realmente bem legal. 

Talita: Quando se convive com muitos empreendedores, a mente acaba tendo milhões de ideias, como você consegue lidar com isso diariamente?

Matheus: Nossa, converso isso com nosso CEO todos os dias, realmente tenho muitas ideias, a galera toda da puzzle também tem, o pior que são ideias muito boas e estruturadas. É meio frustrante pois não temos tempo nem braços para aplicar todas elas, porém hoje, temos uma pasta com todas elas anotadas para um futuro próximo “hahah” .

Talita: Você trabalha no mkt da Puzzle.Lab, deve ter bastante acesso aos maiores erros dos empreendedores na hora do planejamento, cita alguns e depois conta como poderia ser melhor conduzido esse plano

Matheus: Para mim o maior erro de um empreendedor em qualquer área é o medo de errar. Você vai errar aceite isso, e muito, principalmente no marketing da sua Startup, mas isso será primordial para o seu crescimento como empreendedor e nas suas estratégias de marketing futuras ( Se você não testar você nunca vai acertar ) . Outros dois erros que são bem frequentes é o imediatismo, querer fazer tudo em todos os canais ao mesmo tempo ( Você precisa de braço e tempo para isso relaxa ) e a última coisa, mensure seus resultados : Não existe resultado positivo ou negativo sem mensuração. 

Talita: Agora eu quero um segredo da Puzzle.Lab: conta duas ferramentas que usam no dia a dia que fazem a diferença na hora de mensurarem os resultados da empresa?

Matheus: Duas ferramentas que gosto muito são RD Station e Google Analytics, porém não adianta nada disso se você não tiver KPI’S bem estruturadas em uma planilha de Excel. 

Talita: Deixa um conselho de mkt digital que todas as startups deveriam testar

Matheus – Meu conselho para qualquer Startup é focar em Vendas, suas estratégias tem que ter base nisso, inclusive seu marketing digital. Uma dica é sempre integrar o outbound marketing com o inbound marketing para assim você ter uma receita previsível perfeita.

Querido, obrigada pelas dicas (que foram bem diretas). Parabéns pelo trabalho e até a próxima!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores