Como desenvolver um modelo de negócios para startup?

Antes de pensar em plano de negócios para startups é importante ressaltar que o ambiente de negocio de uma startup é bem diferente de um negócios tradicional (no final do post, vamos te dar um plano de negócios).

Portanto, antes de montar um plano de negocio para sua startup, é importante validar o seu modelo de negócio, ou seja, se o seu produto resolve um problema real e que existem pessoas dispostas a pagar por essa solução.

Existem varias metodologias de desenvolvimento de um plano de negócios, em cada um dessas metodologias o plano se baseia em responder diferentes respostas acerca do negócio.

É importante entender o momento atual do negócio para entender quais os principais pontos a serem pensados para diminuição do seu risco e assim montar um plano que de fato ira somar na tomada de decisão.

Na puzzle.lab utilizamos uma metodologia própria para criação de plano de negócios para startups.

Separamos o plano em duas macros etapas: Analise de negócio e Planejamento.

Na etapa inicial, de analise de negócios, são realizados os seguintes estudos:

  • Informações do negócio, onde é inserido os dados pessoais dos sócios, participações, enquadramento contábil, etc.
  • Analise da ideia, onde é entendido qual o problema que a ideia soluciona, soluções atuais, riscos chave, salto de fé e qual estratégia utilizada para validar o problema e solução;
  • Analise de Mercado, onde buscamos entender quais o perfil do consumidor alvo, tamanho de mercado (Mercado Total, Mercado Alvo e Alcançável) e analisamos as oportunidades futuras de mercado;
  • Competidores, onde analisamos o marketshare, forças e fraquezas dos competidores atuais e definimos as vantagens competitivas do negócio.

E na última etapa, de planejamento, coletamos todas as informações da etapa inicial e projetos os passos do negócio, aqui definimos:

  • Macro Estratégia, onde definimos o modelo de monetização e preço, proposta de valor, visão de negocio e OKR`s;
  • KPI`s, onde definimos todos os indicadores em relação a tração, marketing, vendas, finanças e operações;
  • Planejamento de marketing: planejamos todos os passos para estratégia de outbound, inbound, distribuição e fidelização;
  • Planejamento Financeiro: projetamos as finanças da startup, definindo todo: o fluxo de caixa, DRE, valuantion, e indicadores chave para tomada de decisão como TIR, VPL e payback.

Mas do que criar um bom plano, uma startup deve ser capaz de abortar maus planos. O ambiente de startup é extremamente dinâmico, portanto, seguir cegamente um plano traçado sem avaliar a sua condição pode ser uma armadilha complicada.

Portanto, todo plano deve ser avaliado e se necessário abortado.

Enfim, se você tem uma ideia de startup e precisa montar um plano de negocio, a galera da Puzzle.lab quer lhe ajudar.

PuzzleLab

PuzzleLab

Sobre o Convidado

Puzzle.lab: “Lançamos sua startup em poucos dias. Criamos o Design e o app/site.”