Oi gente!

Ano passado eu escrevi os posts separadamente (insucessos de 2015 e sucessos de 2015), mas esse ano, resolvi juntar tudo num só e vocês vão entender o por que no decorrer da leitura! O ano de 2016 foi incrivelmente louco! Tentar começar a escrever me deixa nervosa, pois tenho certeza que vou esquecer de muita coisa, mas vamos tentar.

1 – Fui demitida – Insucesso

Meu ano tinha tudo para começar mais que incrível, pois fui passar o reveillon no Vale do Silício, sonho de muitos que eu tinha tornando isso realidade mais uma vez… Porém, logo que voltei para o Brasil, tive um desentendimento com meu antigo chefe e fui desligada da Movile. Eu não vou entrar em detalhes do que aconteceu, respeito essa empresa com todo meu coração, o que eu não deixaria alguém em específico mudar esse sentimento… Mas o fato era, eu estava em São Paulo e já não tinha emprego para me manter. A primeira coisa que pensei foi ir embora para o Nordeste mas

meu anjo-chinês não deixou;

Talita Lombardi

Talita Lombardi – Mobocity

2 – Mobocity – Sucesso

No meio da tristeza pós-Movile, eu já prestava uma pequena consultoria para a Mobocity (que na época nem tinha esse

nome) e logo quando o Zhen (CEO), descobriu o que aconteceu, fez questão de aumentar minha quantidade de horas com ele. Foi um início bem modesto, eu ainda estava muito confusa sobre o que fazer da vida, mas depois de poucos meses, assumi como COO e ele me apoia em todos os meus projetos… Claro que a prioridade é a empresa, mas nunca tive problemas em ser a blogueira, pois ele aproveita desse networking em prol da nossa Mobocity.

3 – Menina Executiva ShowSucesso

Esse projeto estava na gaveta tinha um certo tempo, mas quando recebi aquela notícia do começo do ano, e comecei a buscar patrocinadores… Falei com pessoas chave, visitei empresas… Fui entendendo em como tirar essa ideia do papel, até que o grande Rodrigo Cartacho da Sympla, junto com a Letícia, abraçaram meu projeto e viraram patrocinadores do show. Junto com isso, recebi de braços abertos os apoiadores: WeDoLogos, Plug e GetMotionz, que também confiaram em mim e no projeto com toda dedicação necessária.

Talita Lombardi

Talita Lombardi – MEShow

Bom, nessa primeira temporada, fizemos 17 episódios e tivemos quase cem mil views nas entrevistas! para mim que fui, produtora, apresentadora, diretora, secretária, roterista etc. Fiquei bem satisfeita com 80% do projeto!

4 – Não consigo ser convidada para eventos do ecossistema – Insucesso

É gente, quando se trata de eventos do ecossistema, eu fico por fora. Não sei se vocês sabem, mas agora em fevereiro faço 4 anos de blog e que me dedico todos os dias para fomentar as startups, o mundo de vendas etc. Com o crescimento das redes, eu tenho escolhido certinho onde eu vou, pois como eu também sou Mobocity, preciso colocar prioridades na minha vida. Pois bem, eu recebo convites do ecossistema assim:

“Talita estou enviando um convite vip pra você aparecer no evento x e olha, compartilha ai com sua rede.”

Gente, preciso ir para um evento com objetivo… pq não cubro eventos… Isso quem faz é o Startupi e o StartSe. Eu sou o blog de conteúdo não de news… as únicas news que eu publico são as de parceiros, minhas e coisas muito incríveis que vejo aleatoriamente na internet.

Vou dar um exemplo do que acontece colocando nomes aos bois, esse ano, eu gravei na Campus Party os 3 anos do

Campus Party

Campus Party – Imprensa

blog, mas eu não fui convidada… eu fui credenciada… E tive que dar mentoria sentada no sofá, porque vários seguidores queriam falar de negócios e eu não fui convocada para ser uma das mentoras do evento. O engraçado é que alguns organizadores ficaram chateados de não serem entrevistados por mim no dia. Me poupe né.

Por esse tipo de coisa, eu perdi algumas pessoas que se diziam “amigas”, mas quando me recusei a compartilhar as coisas, ficaram de “bico”. Gente, eu compartilho com maior prazer, mas vocês acham que alguém desses eventos compartilha algo meu? Uma mão lava a outra, um ajuda  o outro a crescer… Me desculpem todas as panelas do ecossistema, eu não vou babar o ovo de ninguém para que as coisas mudem. Meu trabalho é de verdade e se é preciso parar de focar no bom e começar a ficar média para estar em todo lugar, prefiro continuar com meu crescimento que é orgânico e muito legal. Pois ao mesmo tempo que eu não sou chamada para esses eventos, pulo para os cases de sucesso do ano, vamos?

5 – Sim, as empresas me reconhecem e as palestras foram “fodásticas” – Sucesso

Talita Lombardi

Talita Lombardi

Enquanto o ecossistema se vira para babar o ovo uns dos outros (eu sei que não é todo mundo), as grandes empresas e aquelas que me são realmente importantes para mim, me deram espaço dentro delas. Começamos com o evento do Grupo Boticário lá em Curitiba, para o time de vendas! Gente, o que foi aquilo? Emoção! Depois, fui uma das convidadas do Campus São Paulo – Google, em um bate papo sobre Métricas de resultado! Cara, surreal… E para fechar com chave de ouro, fui palestrar para a Rede Globo, no Open House do P&D! Além disso, participei do CONAREC, CRIE-XP, DIGITALKS, Núcleo (Fundação Estudar 2x), Mulheres que Decidem, Vá Mais Longe e Sucesso na Crise – Mentora: Hackatons da IBM e FIESP (2x), Startup Farm (2x), Angel Hack, Silicon Drink About – Jurada em Weekends: São José dos Campos e Palmas. Todos como uma convidada com participação ativa! Com relação a Talita como palestrante, ainda tenho muito o que aprender, mas eu tenho ouvido os feedbacks para melhorar todos os dias e manter todos orgulhosos de cada muro que construo na minha empresa.

6 – Jessica Rainbow – Sucesso e Insucesso

Acho que Jessica para mim em primeiro lugar foi sucesso. Pegar um projeto como esse, passar por um Crowdfunding que não bati meta e mesmo assim encarar um lançamento, exigiu de mim muita força… mas como eu não tenho medo

Jessica Rainbow

Jessica Rainbow

de trabalho… fui lá e fiz. Lindamente, lancei meu livro na Bienal com direito a entrevistas diversas e sensação de dever cumprido, pelo menos nisso.

O público de Jessica é bem diferente do Menina Executiva. E como eu inventei mil coisas esse ano, eu precisei decidir em quê focar… Deixei a divulgação do livro na mão da editora, o que não surtiu o efeito que eu esperava. Ainda não decidi se será o foco de 2017, mas com certeza, vou reorganizar essa estratégia para começar a escrever o segundo livro!

Por que são 07!

7 – Crescimento Orgânico – Insucesso

Eu pretendia triplicar a quantidade de pessoas na rede esse ano, mas eu só consegui dobrar (meta é meta). Não acho que a meta foi estipulada de forma errada, mas errei porque ainda não consegui uma das coisas mais importantes: a atenção da imprensa. Sim, eu saio em diversos portais, mas acredito que eu precise de algo como tv fechada, programas de negócios etc. Criar um público novo é muito difícil. Eu como blogueira de nicho, todo dia me pergunto o que novo eu posso fazer para ter um conteúdo exclusivo, relevante… e confesso que dá vontade de sair do nicho e me jogar para algo maior… mas ai não seria eu e nem quero milhões de pessoas me seguindo… quero continuar compartilhando as coisas que aprendi e que aprendo, para aqueles que desejam ouvir pessoas que executam de verdade, não que inventam as coisas para vender produtos depois (sim, estou falando dos empreendedores de palco).

Um outro problema foi que esse ano, diferente de todos os outros, eu tinha mais uma “distração”, o Youtube… então alguns investimentos que eu fazia em outros canais, foram redirecionados para uma rede social completamente nova para mim… se ser orgânica no Google e no Facebook é difícill, no Youtube é ainda pior.

A diminuição de foco com certeza, foi o terceiro fator que me deixou em apuros. Foco nos meus exercícios! Esse foi o primeiro ano que foquei em cuidar de mim! Então ao invés de estar o tempo todo trabalhando, vivi um pouco mais e não me arrependo em nada :)

8 – Parcerias em Portais: Startse e Administradores – Sucesso

Talita no Youtube

Talita no Youtube

Quando eu disse que não conseguia atenção da imprensa, quero tirar do bolo meus parceiros StartSe e Administradores! Essa foi a melhor hora para ser colunista de ambos os portais, que admiro tanto! Só eles não me enxergarem como concorrentes, isso já me dá uma grande felicidade e vontade de gerar conteúdo para eles o tempo todo!

9 – Canal no Youtube – ?

Ainda não sei se é um sucesso ou insucesso! Mas tô curtindo muito fazer os vídeos, já fiz alguns pagos e tenho recebido muito feedback interessante da galera que assiste. Como ele só tem um aninho, vamos pensar no resultado dele em 2017! Pode ser? :)

Quero agradecer aqui as pessoas que me deram uma força incrível e participaram ativamente da minha vida em 2016:

Damar Marvid, Teresinha Lombardi, Helen Souza, Flávio Brognara, Rafael Mantovani, Thais Polimeni, Zhen Zhang, Mariana Giorgiano, Quiterio, Marcus Niemeyer, Julio Faerman, Andre Noel, Andrei Bedene, Alison Paese, Felipe Moreno, Leandro Markus, Sophia, Bruca, Ludmila Veloso, Rennie Paro!

É isso gente! Minhas metas de 2017 são mais manter e crescer todos os projetos iniciados e as outras são mais pessoais… por isso, não vou contar aqui rs :)

Beijos no coração!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores

Use Facebook to Comment on this Post