Mete a Colher no Benfeitoria | Por Lhaís Rodrigues

1
10 September, 2016 at 12:15 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

 

O Mete a Colher é uma rede colaborativa entre mulheres que buscam ajudar outras mulheres que sofrem com relacionamentos abusivos, oferecendo apoio psicológico, jurídico, abrigo e inserção no mercado de trabalho.

Nascemos de um Startup Weekend Women, onde ficamos em 3º lugar, desde então, percebemos que a causa era bastante nobre e decidimos continuar na luta.

Nossa ideia surgiu através da Idealizadora, Emily, que contou o ocorrido de uma mulher que tinha sido violentada e desabafou via um grupo no Whatsapp e através desta experiência começamos a pesquisar sobre o assunto e fizemos pesquisas de campos imaginando o que uma mulher que sofre violência passa para conseguir ter o agressor preso. Descobrimos que o sistema de denuncia para a mulher no Brasil é bastante desestimulante e desencorajador, onde segundo o DataFolha, 52% da população brasileira afirma isso.

Além do mais, a cada uma hora e meia, uma mulher é vítima de algum tipo de violência praticada por algum homem no Brasil, segundo o Ipea 2015.

Com todos os dados e pesquisas de campo realizados, iniciamos a nossa rede via Facebook, onde conseguimos validar a ideia e tínhamos em menos de 24 horas apoiado e ajudado uma mulher vítima de um relacionamento abusivo.

Nossa rede é toda na base da solidariedade, onde acreditamos que podemos emponderar a mulher antes dela sofrer alguma agressão física, mostrando e conscientizando sobre o que é um relacionamento abusivo.

A nossa rede já funciona dentro do Facebook, recebemos depoimentos e conectamos essas mulheres que precisam de ajuda com outras que possam ajudar, porém, queremos otimizar ainda mais a nossa rede através de um aplicativo. Como nosso projeto é sem fins lucrativos e social, estamos com uma campanha de financiamento coletivo disponível em https://benfeitoria.com/meteacolher .

Com o valor da campanha, iremos desenvolver o aplicativo com uma empresa parceira, a Ávila Soluções (http://avilasolucoes.com.br/) e ampliarmos cada vez mais a nossa rede para ajudarmos ainda mais mulheres.

Sobre o Aplicativo:

App Mete a Colher

O app Mete a Colher é todo baseado em conversas, com uma lógica parecida com outros aplicativos de conversa como o Whatsapp e o Facebook Messenger. Nossa experiência até agora mostra que, na maioria das vezes, as mulheres precisam muito desabafar sobre a sua atual situação e, em contrapartida, outras mulheres que já ajudaram amigas e parentes a saírem de relacionamento abusivo informaram que tudo foi na base da conversa e muito conselho.

Apenas mulheres vão fazer parte da rede. Para acessar o aplicativo será necessário fazer login com o Facebook. Segundo a nossa desenvolvedora, Lhaís, o cadastro via Facebook é uma das formas de garantirmos que apenas mulheres acessem o aplicativo. O filtro do cadastro é com base na informação sobre gênero, que a usuária disponibiliza. Prevemos que alguns homens consigam acessar, mas para manter a segurança de todas que estão envolvidas, estaremos monitorando com frequência os acessos de novas usuárias, e caso alguma usuária suspeite de um comportamento durante uma conversa, este poderá ser reportado para nossa central de controle.

Lhaís Rodrigues

Sobre a Convidada:

Lhaís Rodrigues

Desenvolvedora na Ávila Soluções, Desenvolvedora no Mete a Colher, Microsoft Student Partner Leader Nordeste, Estudante de Engenharia da Computação pelo CIn-UFPE e Criadora do Women Makers.

Quero Escrever um GuestPost

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply