Oi gente!

Hoje uma startup fundada pelo chinês Zhen Zhang, que trouxe capital para o Brasil e abriu seu negócio por aqui. O foco é o público de massa e para chegar até eles, desenvolvem aplicativos que ajudam no dia a dia dos brasileiros. Quem respondeu nossa entrevista foi a head de Comunicação e Marketing, Mariana Giorgiani. Confiram!

1 – O que é a Mobocity e como surgiu a ideia?

A Mobocity desenvolve soluções própria, inovadoras que facilitam o dia a dia dos usuários de smartphones. Atualmente conta com dois aplicativos: Mobobox – Com o Mobobox o usuário descobre qual a operadora de celular e telefones fixos de qualquer número do Brasil, que estejam ou não em sua agenda de contatos, gerando economia na conta telefônica. Além disso, conta com a funcionalidade Meu Cartão que proporciona a troca de contatos pessoais e profissionais via QR Code.

Conta com mais de 6 milhões de downloads no Brasil e no Chile – Mobonus – Lançado em abril de 2016, o Mobonus já

Mobobox

Mobobox

conta com mais de 500 mil downloads no Brasil. Os usuários podem ganhar bônus de celular simplesmente visualizando os anúncios que são exibidos em sua tela. É, atualmente, o maior aplicativo para quem quer ganhar bônus para celular e fazer ligações, enviar SMS e navegar na internet de graça. É uma solução também para empresas que buscam anunciar e divulgar seus aplicativos e serviços a milhares de brasileiros.

2 – Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

A Mobocity teve início em 2015 com o lançamento do Mobobox. Essa ideia surgiu a partir de um problema que Zhen Zhang, nosso CEO, identificou no mercado brasileiro de telefonia. Ao passarmos dos 2 milhões de usuários no Mobobox fomos em busca de desenvolver outra solução que estivesse presente no cotidiano do nosso usuário, e então surgiu o Mobonus, que tem conectado anunciantes e consumidores.

3 – Como enxerga a startup em 02 anos?

Temos muitos planos para desenvolver nossos aplicativos atuais, bem como para apresentar ao mercado novas soluções. Para 2 anos ainda não temos como falar o que esperamos, pois nosso mercado é muito dinâmico, mas para o final de 2016 esperamos passar de 1 milhão de usuários no Mobonus e lançar dois novos produtos.

4 – Qual o modelo de negócio dos aplicativos?

Com o Mobonus nós conectamos duas pontas que têm interesse mútuo: O anunciante que busca novas formas de adquirir usuário de qualidade por um baixo preço e, do outro lado, esse consumidor que busca novidades no mercado de tecnologia e se sente motivado por ter sua atividade recompensada. O Mobobox é um aplicativo sem rentabilização e não há planos para mudar em curto prazo.

5 – Por que escolheram o mercado que estão inseridos?

Além de ser muito grande e crescer a cada semestre, o mercado brasileiro de telefonia móvel tem um grande

Mobopig - Mascote do Mobonus

Mobopig – Mascote do Mobonus

diferencial, que é o uso de dois ou mais chips por grande parte da população. Isso porque as operadoras fornecem tarifas diferenciadas em ligações para a mesma operadora.

Criar o Mobobox no Brasil foi uma forma de atender um problema de milhões de pessoas. Com essa base de 2 milhões de usuários apenas no Brasil e 6 milhões contando o Chile, vimos a oportunidade de desenvolver outras soluções que impactem o dia a dia desse mesmo consumidor e oferecer um serviço mais completo e integrado.

Com o Mobonus temos o potencial de atingir 90% dos smartphones nas mãos dos brasileiros, parcela referente ao sistema Android dentre os dispositivos móveis em nosso mercado. Grande parte dessas linhas é de plano pré-pago ou controle, que são os principais usuários do Mobonus (porém oferecemos bônus para pós-pago também). Do outro lado, temos empresas buscando renovar sua forma de comunicar e sair na frente de concorrentes. As áreas de marketing e comunicação das empresas têm um budget cada vez mais reduzido, o que os leva a buscar formas criativas e eficientes de se comunicar. São duas pontos do mesmo mercado que precisam de uma conexão criativa. Essa conexão é o Mobonus.

6 – Qual o diferencial competitivo da empresa?

Desde o início buscamos crescer e nos desenvolver estruturadamente como uma empresa, ao mesmo tempo em que fazemos uso de diversos processos presentes entre as startups. Sendo assim, contamos com uma equipe multidisciplinar no Brasil e um time de desenvolvimento na China, que conseguem, juntos, entregar uma solução que resolve o problema do usuário, fornecer um atendimento adequado e ter uma gestão focada em resultados. Ou seja, oferecemos aos nossos consumidores o melhor aplicativo que eles buscam e aos nossos clientes o caminho certo de se comunicar com o público alvo.

Por que a decisão de empreender no Brasil?

Zhen Zhang, o CEO da Mobocity, sempre foi um profissional inquieto. Estudou e trabalhou em diversas cidades e países desde que optou por sair da China, seu país de origem, a fim de crescer e se desenvolver profissionalmente. Quando esteve no Brasil, cursando MBA na Faculdade Getúlio Vargas, tomou conhecimento desse problema que o mercado de telefonia apresentava e buscou uma forma de resolver, lançando assim o Mobobox. Anteriormente Zhen já havia tido breves experiências empreendendo.

URLhttp://mobocity.com/

Fanpage: Fb.com/mobocity

Mobonus – Android: Aplicativo para ganhar bonus

URLhttp://mobonus.com.br/

Fanpage do Mobonus

Instagram Mobonus

Mobobox – Android: Aplicativo para separar agenda por operadora

Mobobox – IOS: Aplicativo para separar agenda por operadora

URL: http://mobobox.com.br/

Fanpage Mobobox

Instagram Mobobox

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores