Bom dia, gente!

Para começar bem o dia vale a pena conferir a entrevista com André Luiz Maciel Santana, coordenador da LITE, um startup de Itajaí (SC), um espaço que integra a pesquisa o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados a atividades educacionais.

O que é a LITE e como surgiu a ideia?

Desenvolvemos tecnologia focada na educação. Com o objetivo de promover a aprendizagem prática, uma realidade mais próxima dos brasileiros de baixa renda, desenvolvemos tecnologias de baixo-custo para o estímulo de aprendizagem criativa e empoderamento tecnológico.

A ideia surgiu há cerca de 5 anos por André Luis Alice Raabe, que até então era meu orientador de pesquisa. Amadurecemos a parceria através da minha dissertação de mestrado, onde André Raabe permaneceu como meu orientador, dando sequência a uma parceria de professores na Universidade.

Atualmente coordenamos juntos um laboratório de inovação tecnológica na educação. Alguns de nossos produtos podem ser encontrados em nossa página, como: um programa para ensino de programação, totalmente em português e com uma série de recursos que permitem a criação de jogos (a mais usada no Brasil); um brinquedo de programar, cerca de 10 vezes mais barato que os existentes fora do Brasil, chamado de RoPE; e projetos sociais que buscam levar tecnologias de eletrônica, microeletrônica, marcenaria e artesanato para escolas públicas aqui de nossa cidade (Lite Maker e Lite is Cool), o primeiro focado em ensino fundamental e o segundo em ensino médio.

944874_210991775909216_3051596661773831092_nQual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

Identificar o potencial e colocar a mão na massa. Em seguida recrutar pessoas que compartilham da mesma ideia e enxergam a possibilidade de mudança através das ações que nós tomamos. Depois, construir os primeiros protótipos e realizar os primeiros ensaios. Algumas parcerias foram surgindo: com a fundação Lemann (com recurso e apoio a uma viagem para o MIT) e também com a integração de André Raabe (um dos sócios) com a universidade de Stanford. As universidades citadas compartilham do desejo e inspiram as ideias para executarmos as etapas do processo com mais dedicação.

Como enxerga a startup nos próximos dois anos?

Enxergamos uma penetração maior de mercado em cenário nacional. Com a possibilidade de entregar tecnologia de baixo-custo e que seja catalisadora do conhecimento técnico, lógico, criativo e social.

Qual o seu modelo de negócio?

Licenciamento de tecnologia e venda de produtos por e-commerce.

Por que escolheu este mercado?

A ideia surgiu através da pesquisa e do desejo de promover mudanças! Fazer nosso país crescer através de iniciativas tangíveis, realmente acreditamos nisso e é nisso que queremos fazer a diferença.

Pode apresentar sua equipe!

A equipe é formada por cerca de 17 pessoas. Na nossa página tem uma breve descrição delas!

Site: http://lite.acad.univali.br/

Facebook: https://www.facebook.com/univalilite/?fref=ts

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pela NR-7 Comunicação sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Um abraço!

Equipe NR-7

NR-7 Comunicação Assessoria para Startups

Fan Page do Startups Stars

Use Facebook to Comment on this Post