Vendedores e seus perfis que podem fazer toda a diferença na sua empresa.

Oi gente!

Esse tópico de hoje, foi um dos vídeos que gravei no meu canal no youtube… Então no final do post, vou deixar o vídeo para quem quiser assistir: a diferença entre vendedor Hunter e Farm :)

Bom, a contratação de uma pessoa de vendas (ou um time inteiro), é sempre um passo bem importante para qualquer empresa… Porém, existem alguns problemas que os empreendedores não compreendem: “O vendedor não fará milagres”… Fiz esse post há anos e ele ainda é bem atual, então leiam ele antes de continuar.

Compreendendo tudo isso, vamos falar direitinho sobre perfis de vendedores e no próximo post, a diferença entre vendedor com e sem experiência.

Vendedor Hunter e Farm

  • Vendedor Hunter

É aquele que abre portas proativamente, que faz as coisas de forma rápida e trabalha focado em ganhar comissão. O problema é que muitas vezes, esse perfil não se preocupa tanto com a satisfação do cliente, com um pós vendas ou mesmo, em trabalhar de forma organizada.

Ele é indicado para empresas que precisem de resultados para ontem, mesmo perdendo margem e sem necessariamente ganhar dinheiro com os primeiros negócios fechados.

  • Vendedor Farm

É aquele que cultiva, ele chega organizadamente nos clientes, sem muita pressa e constrói um relacionamento mais duradouro em seu networking. O problema é que quem precisa de resultados rápidos, tem dificuldade em compreender que o retorno vai demorar ou que esse perfil não é agressivo em vender.

Ele é indicado para grandes projetos, que precisem de pessoas dedicadas e com muita paciência para trabalhar com muita burocracia. Ao mesmo tempo, ele pode ser contratado ao mesmo tempo de um hunter, para assim, você ter um balanço de habilidades na empresa.

Não contrate alguém só porque você gostou do perfil… contrate de acordo com a estratégia da sua empresa… Esse deve ser o fator decisivo na hora de dar esse passo tão importante.

Foquem na capacitação contínua, visitas em conjunto, reunião semanal com o time… Não pode deixar a equipe abandonada… Você é o líder, precisa dar o exemplo!

Vídeo:

Boas Vendas!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores