O que é um MVP? | Por PuzzleLab

O que é um MVP?

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, que em português significa Produto Mínimo Viável, como o nome já diz, é a versão mínima do seu produto. Essa versão geralmente possui as funcionalidades básicas do seu produto final.

Qual a importância do MVP?

Imagine que você teve uma ideia de um aplicativo inovador, geralmente o custo de criação de um aplicativo é muito alto, além disso o tempo de desenvolvimento é longo.

Muitos empreendedores investem dinheiro e tempo em um aplicativo e ao lançar, descobrem que não existe mercado ou então que a solução não resolve nenhum problema real do cliente.

Para evitar que isso ocorra e criar inovações de alto impacto, é essencial o desenvolvimento de um mvp.

Como um mvp o empreender será capaz de lançar a sua ideia em poucos dias e com um investimento bem baixo. Dessa forma, ele testa junto com clientes reais se aquela ideia realmente funciona e se será lucrativa.

Como criar um MVP

Primeiramente, é necessário entender qual o problema a sua ideia irá solucionar. Depois disso, é preciso identificar quais as funcionalidades básicas que o aplicativo deve ter para testar se aquele problema existe e que a sua ideia é uma solução para o mesmo.

Depois de lançar, encontre “early adopters” – pessoas dispostas a utilizar o seu mvp e oferecerem um feedback a respeito dele.

MVP de Baixa Fidelidade

São mvp’s que se propõem a validar premissas básicas do modelo de negócio. Esses mvp’s geralmente são Landing page’s, Vídeos, slides, etc.

MVP de Alta Fidelidade

São mvp’s que validam hipóteses mais concretas do modelo de negócio. Para se criar um mvp de alta fidelidade é necessário desenvolver o aplicativo com as funcionalidades básicas da solução.

puzzle.lab

puzzle.lab

Sobre o Convidado

Puzzle.lab: “Lançamos sua startup em poucos dias. Criamos o Design e o app/site.”

Use Facebook to Comment on this Post