Autodidata

Autodidatas são pessoas curiosas, trabalham por conta própria, não recebem salário, pesquisam na web sobre temas de seu interesse. Querem aprender sobre algo e ter um conhecimento aprofundado sobre um determinado assunto.

Você não vai aprender na faculdade ser autodidata. Não é uma matéria de um curso que tem um professor que te ensina, passa exercícios e te cobra na prova. Não é algo teórico, mas prático.

Existem muitos sites, livros e enciclopédias. Como todo brasileiro, nós queremos ler ou assistir algo gratuito, onde não precise pagar ou esperar uma quantidade de dias para receber o material. Pessoas podem até se perder por ter centenas links na pesquisa.

Essa pesquisa pode ser bem trabalhosa, achar um conteúdo que atenda seus requisitos, como por exemplo: eu quero assistir um vídeo ou ler um pdf que tire todas as minhas dúvidas.

Autodidatas têm como hobby no seu tempo livre aprender e por em prática o que aprenderam, se tornando especialista, quem sabe no futuro ache um nicho de mercado e crie um produto ou serviço sobre seus conhecimentos fazendo consultoria.

Autodidata não é Nerd, CDF ou Geek. Nerd é pessoa que gosta de conhecimento ou tecnologia. CDF é um aluno que se dedica integralmente aos estudos. Geek é uma pessoa que coleciona ou é viciado em algo.

Autodidatas também não são Superdotados ou Gênios. Superdotados é uma pessoa que tem QI acima de 130. Gênios é uma pessoa com grande capacidade mental.

Autodidata organizado define seus objetivos, metas, tarefas, cronograma e executam. Fazem uma avaliação interna de suas habilidades. Conhecem seus pontos fortes e fracos. Gerenciam o tempo. Desafia-se. Descansa.

Autodidata, por exemplo, aprendem a criar um software, site ou aplicativo pela curiosidade.

1) Digamos que seu amigo te indicou para um cliente que deseja um site e você nunca fez um site. O que você vai fazer?

  1. a) Vai dizer para seu amigo que não sabe fazer site.
  2. b) Vai indicar para outra pessoa.
  3. c) Vai tentar criar um site.

Se você escolheu a opção “c” você é autodidata. Você não precisa esperar que seu amigo indique para um determinado serviço. Você poderia aprender a criar um site pela curiosidade. Pesquisar na internet quanto custa, tempo e demorar aprender fazer um site. Marcar uma reunião com o cliente, gravar a conversa e tentar abstrair as especificações do cliente numa conversa agradável. Marca outra reunião para se sentir seguro, mostra uma proposta para cliente puder escolher os itens, fale o valor, com certeza seu cliente vai pedir desconto (há não ser que ele já conheça o valor de mercado e esteja cobrando barato), se der o desconto pode até fechar o negócio. Não se esqueça de fazer um contrato colocando todas as cláusulas como é de praxe. Você acabou de fechar contrato com o primeiro cliente. Se ele gostar de seu serviço ele vai indicar para outras pessoas. E o mais importante crie um Portfólio.

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Sobre o Convidado

Bruno Seabra Carneiro é de Manaus-AM, tem 28 anos, Bacharel em Ciência da Computação na UFAM.

E-mail: ideiasfera@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ideiasfera

Quero Escrever um GuestPost

Capa: Pixabay

Use Facebook to Comment on this Post