Olá gente!

Na nossa maratona de Startups aqui no blog (para tentar diminuir a fila das entrevistas), trago hoje o Qanda… Ela surgiu para tirar todas as suas dúvidas, através das melhores respostas… Como um grande FAQ sobre tudo! O Diego Wawrzeniak, lá do interior da Bahia, de Maraú, que respondeu nossa entrevista. Confiram!

Qual a missão da sua startup e como surgiu a ideia?

“A principal missão do Qanda é tornar-se o Quora brasileiro. A ideia surgiu quando percebi que mesmo Quora sendo uma ferramenta incrível, a grande maioria dos brasileiros acaba não participando, já que o site é exclusivamente em inglês. Então, o Qanda apareceu justamente para preencher este espaço que ainda falta no Brasil, onde pessoas interessantes e curiosas se encontram para trocar conhecimentos e experiências.”

Qual o momento da sua empresa?

“Atualmente o Qanda está na fase de criação de comunidade e estamos buscando pessoas que entendam bem sobre os mais variados tópicos para serem os pioneiros em criar e responder perguntas sobre estes temas.”

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

“O primeiro passo foi entender exatamente como o Qanda poderia ajudar as pessoas, e como se diferenciar de plataformas que já existem no Brasil, como o Yahoo Respostas. Depois disso tive que aprender a programar.”

Fala um pouco sobre o modelo de negócios do Qanda.

“Na essência o Qanda é uma rede social: qualquer pessoa pode perguntar, responder, votar nas melhores respostas e seguir tópicos, outros usuários e perguntas específicas. No entanto um grande diferencial é que no Qanda não importa

qanda

Qanda

tanto a quantidade de usuários e sim a qualidade de quem torna-se membro.

Nosso principal objetivo é o conhecimento que realmente seja útil para as pessoas, ou seja quem responde as perguntas realmente sabe do que estão falando. Em relação a monetização, ainda não estamos muito preocupados em definir como será isso. Estamos em uma fase de grande desafio que é a criação de comunidade, após ultrapassada esta barreira, podemos pensar com mais clareza em como monetizar, já que as possibilidade são infinitas: licenciar a plataforma como white label, criar um canal na plataforma para que produtores de conteúdo digital vendam seus produtos, publicidade direcionada, criar uma solução SASS para outras empresas, etc.”

Por que decidiu empreender?

“Não foi muito uma opção, já que após dois anos trabalhando para ganhar dinheiro no mercado financeiro, percebi que aquilo não fazia sentido nenhum para mim. Apesar de estar ganhando muito bem, nunca tinha me sentido tão infeliz em toda minha vida. Após isso resolvi começar uma empresa, o Bússola do Investidor (http://bussoladoinvestidor.com.br), que me levou para o Startup Chile, onde descobri o que realmente eram Startups e como era incrível empreender e criar coisas novas. Depois disso nunca mais “voltei ao normal”. rs”

URL: http://qanda.com.br/

Fanpage: https://www.facebook.com/qandaperguntas

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores

 

Use Facebook to Comment on this Post