Oi gente!

Faz um tempo que não escrevo para vocês sobre vendas… Acho melhor sempre testar coisas antes de compartilhar aqui… Então, nos últimos tempos e depois de algum estudo teórico e prático quero contar um pouco sobre como prospectar clientes B2B. Mas nesse caso aqui, estamos falando de potenciais clientes que já estão conectados, que usam bastante computador, smartphone etc.

A primeira coisa é você pensar a forma que lê seus e-mails quando não está na frente do computador, quando você os lê no seu celular. Existem 02 situações:

  • “Leio depois”: quando chega um e-mail grande de mais, newsletter etc…. automaticamente colocamos no lido e pensamos “vou ler depois” e quantas vezes você volta e lê mesmo? Eu leio apenas os de clientes, o de pessoas me prospectando, sempre esqueço do depois;
  • “Não estou fazendo nada, vou ler”: quando você está na fila do banco, esperando um médico… É possível que leia um e-mail grande que chegou… Por conta da distração etc, mas logo essa mensagem será trocada por notificações do Whatsapp, Facebook etc… A disputa é grande!

Lendo esses tópicos, será que ficou claro que assim como você não lê tudo que chega para você, isso acontece com o cliente que está prospectando?

O ideal é que você escreva em poucas linhas o que deseja, vamos à um exemplo:

Olá Bruna, sou Talita Lombardi, do StartupsStars (maior blog de startup do país), gostaria de bater um papo sobre um projeto xyz que tem a cara da sua empresa. Você prefere por call ou presencial? Obrigada!

A pessoa de curiosa vai ler, porque é tão pequeno que não vale deixar para depois. Isso simplesmente abre portas mais rapidamente e de acordo com a resposta você pode enviar uma apresentação etc. Muitas vezes quando envio e-mails assim, a pessoa já responde assim:

“Que legal Talita, a pessoa certa para você falar é o Roberto que está em cópia”.

Pronto. Pensem em e-mail como um bate papo mais formal, so que com o decorrer do tempo, ele está cada dia mais informal em algumas áreas!

Boas vendas!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Talita no Youtube

 

Use Facebook to Comment on this Post