Arkmeds | Startup da Vez

0
19 January, 2016 at 10:02 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Oi gente!

Hoje trago para vocês uma startup focada na automação de hospitais, ela é mineira e já recebeu investimento anjo! Thiago Bajur é o CEO  da Ark Meds e ele nos contou tudo sobre sua empresa, agora é a vez de vocês saberem também!

1 - O que é a Ark Meds e como surgiu a ideia?

“Nós criamos um dispositivo que conecta os aparatos dos hospitais à um conjunto de sensores como de temperatura, pressão, e nível de água. O enorme conjunto de dados gerado por esses sensores aliado ao conhecimento aplicado à área nos permite minerar informações valiosas sobre o ambiente hospitalar e seus equipamentos. Assim não oferecemos apenas um produto de telemetria mas sim um serviço de cuidado aos equipamentos. Para tanto fornecemos valor através de relatórios que oferecem melhorias dos processos, previnem falhas e realizam vistorias de rotina cobradas pela Anvisa. Por hora estamos focados em refrigeradores de medicamentos, caixas d’água e linhas de pressão mas nosso plano é alcançar um catálogo completo de soluções hospitalares.

A ideia surgiu a partir de conversas com prestadores de serviço que cuidam do Parque tecnológico de hospitais, essa se proximidade com os mesmos se deu por uma plataforma de engenharia clínica criada para eles.”

2 - Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

“O Primeiro passo foi encontrar um processo que precisava ser monitorado, fazer um MVP, instalar um piloto e coletar os dados.”

3 - Qual o momento da sua startup?

“Já Validamos a ideia e estamos em tração, no momento procuramos por Investimento. Embora tenhamos capital de sobrevida, a rapidez de nosso escalonamento está atrelado em nossa capacidade de fabricar unidades já que adotamos um modelo de comodato para nosso hardware o que nos demanda um capital de giro inicial para cada venda. Outro direcionamento do recurso seria para ampliar a equipe e os trabalhos na área de Marketing e Vendas para acompanhar a capacidade extra de produção.

Outro ponto que seria importante seria o de homologação na Anatel, para que os módulos, que hoje são cabeados, possam usar tecnologia sem fio.”

4 - Fala um pouco sobre o modelo de negócios de vocês.

  • Parceiros Chave: Empresas prestadoras de serviço de engenharia clínica
  • Atividades Chave: Produção Acompanhamento Desenvolvimento de novas tecnologias Suporte Marketing
  • Proposição de valor para clientes: Menos trabalho Mais confiabilidade Mais segurança Economia com mão de obra
  • Proposição de valor para Integradores: Estreitam as relações com seus clientes, Recebem pelo serviço de calibração anual dos equipamentos Tem a possibilidade de vender treinamentos
  • Relacionamento com o cliente: Automação de atividades rotineiras dos clientes Envio de relatórios automáticos mensais sugerindo melhorias nos seus processos. Acompanhamentos e validações frequentes da solução.
  • Segmento de clientes: Mercado do tipo Nicho em Hospitais, Centros de saúde e Clínicas
  • Recursos Chave: Intelectual ( Know-How da área e de desenvolvimento) Gastos de produção Equipe de vendas
  • Servidores Canais: Instalação e treinamentos feitos pelos Integradores Acompanhamento é feito pela Arkmeds
  • Custos:  Salário de funcionários Novas unidades para entrega de comodato Testes pilotos em clientes para demonstração Comissão de venda para Integradores
  • Fontes de Receita Mensalidade do comotato dos módulos Treinamentos

5 - Qual a vantagem competitiva de vocês quanto aos concorrentes?

“Nossos competidores oferecem sistemas de telemetria. Nós utilizamos o Know-How para vender Business Inteligence. Nós acreditamos no poder da quantidade massiva de dados gerada pelos nossos dispositivos e estando focado na área da saúde nos permite fornecer mais do que dados em tempo real e sim informações ricas sobre os aparatos médicos e seus ambientes. As parcerias que estamos montando também representam um grande diferencial competitivo já que nos aproximam dos clientes alvo e facilitam a logística tornando o fornecimento mais distribuído. Além disso nossa solução propicia uma gestão integrada dos equipamentos hospitalares. Assim, não é necessário o acompanhamento de múltiplas interfaces de monitoramento nem há demanda de treinamentos distintos. Isso se deve ao fato de que nosso hardware é universal o que também propicia uma significativa redução de custos e simplificação da logística.”

URL: http://www.arkmeds.com.br/

Quero participar do Startup da Vez!

Muito bom galera! Parabéns!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Talita no Youtube

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply