Empreender e Investir Também é Coisa de Mulher | Por Renata Cota

1
28 November, 2015 at 7:05 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Empreender e Investir Também é Coisa de Mulher

Que a mulher desempenha diversas tarefas e consegue realizá-las com êxito e eficiência  todos nós já sabemos, mas como essas mães de família, profissionais exemplares e donas de casa (além de boas esposas, amigas compreensivas, filhas cuidadosas, boas síndicas, alunas dedicadas na academia e no pilates) - conseguem colocar o empreendedorismo em seu check list de tarefas diárias, sem perder a cabeça?

O coração é grande, a vontade, entrega e disposição são totais, mas essas mulheres não têm entrado no campo do empreendedorismo de salto alto, não. Elas têm se preparado, estudado, buscado parcerias e lidado com diversos obstáculos nesse caminho nada repleto de flores, que é o empreendedorismo.

As pesquisas estão aí para confirmar o quanto a presença feminina nas rédeas do próprio negócio tem sido crescente em todas as regiões do país, visto que em quatro, das cinco regiões brasileiras, elas estão à frente dos homens. Apenas no Nordeste a maioria dos novos empreendimentos são administrados por homens. Ainda na mesma pesquisa, o Sebrae aponta que 52% dos empreendimentos com até 4 anos são de mulheres.

O empreendedorismo é apaixonante para quem entra de cabeça e consegue  colher os bons frutos do plantio árduo e diário que ele exige. Os desafios são inúmeros, como retratados no artigo,  mas as mulheres têm mostrado que ainda assim o caminho pode ser difícil mas é um dos mais lucrativos e vale a pena.

Mulheres: seus investimentos e empreendimentos

Diversas características naturalmente femininas são extremamente positivas na hora de tocar o próprio negócio, ou na hora de realizar quaisquer investimentos. A mulher tende a buscar maior segurança quando se trata do próprio dinheiro - e quando se trata de todos os outros aspectos também, afinal, é naturalmente feminino agir com mais cautela e planejar antes de correr riscos.

Márcio Placedino atua no mercado de ações há 8 anos e é um dos sócios-fundadores da Toro Radar, onde atua como consultor e analista. Márcio fala, a partir de sua experiência, como as mulheres têm investido seu capital:

“Não é preciso ter um perfil necessariamente agressivo para conseguir bons resultados na Bolsa de Valores. O homem às vezes pode ser mais competitivo, mas tende a planejar menos que a mulher. Nossas investidoras muitas vezes buscam mais estratégias, têm mais paciência e disciplina, o que é muito importante no mercado de capitais. Nós ensinamos como investir na Bolsa, mas o investidor tem que se conhecer muito bem para não colocar tudo a perder. A mulher geralmente busca mais esse conhecimento dos seus limites e até onde está disposta a ir e claro, a chegar para conseguir os melhores investimentos com o capital e tempo disponível que pode investir.”

Buscar conhecimento, entender o mercado e identificar as oportunidades que ele oferece, bem como estar atenta aos riscos e vantagens do seu negócio faz parte de um perfil exigente e nada amador que as empreendedoras brasileiras têm mostrado.

Diversificar os rendimentos é uma boa opção para que as empreendedoras possam manter a vida financeira saudável. Assim, parte do lucro gerado é investido na empresa e em outras opções que rentabilizem seu capital. Aplicações que têm liquidez diária ou que estejam atreladas à alta taxa de juros, fazem com que até nos cenários adversos elas permaneçam lucrando.

Seja qual for o investimento: na empresa ou no mercado de capitais, a mulher tem conquistado seu espaço e investido no seu sucesso profissional e financeiro. O caminho não é dos mais fáceis, mas como nem tudo que é fácil é o melhor, as brasileiras querem o melhor e querem sempre mais e têm batalhado muito por isso. Àquelas que ainda não ousaram empreender e investir: tempo é dinheiro e já passou da hora de começar a cuidar e multiplicar o seu!

Sobre a Convidada:

 Renata Cota, escreve sobre investimentos e mercado financeiro para o Blog Toro Radar junto ao sócio-fundador da empresa, Márcio Placedino. Além desses temas, empreendedorismo está sempre na pauta da mineira, de 24 anos formada em Marketing. A Toro é especialista em análise e educação na Bolsa de Valores e conseguiu crescer 500% de 2014 para 2015, bem como tem clientes em todos os 27 estados do Brasil.

Página Pessoal: https://www.facebook.com/RenatinhaCota

E-mail de contato: [email protected]

Site da Toro: http://www.tororadar.com.br/

Quero Escrever um GuestPost

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply